Palestrante Especialista em Liderança

contato@soniajordao.com.br

Prefácio do Livro: E agora, Lívia?

Escrito pela bióloga e pedagoga Maria Amélia Barros.

Foi como um gesto de confiança e parceria que recebi o convite para apresentar este trabalho. E isso me orgulha!

Antes de falar do livro, não posso deixar de registrar a admiração que sinto, sobretudo, pela profissional que é Sonia: dedicada, firme, com uma missão pessoal definida, com metas claras, com ideias ousadas.

É sempre uma surpresa agradável conhecer um trabalho da Sonia: com linguagem simples e objetiva, ela consegue instigar o leitor a fazer um balanço de sua postura profissional e de maneira leve, porém objetiva e profunda, analisar e redimensionar valores. É assim que crescemos.

Com um enfoque de caráter humanístico, “E agora, Lívia?”, já em suas primeiras páginas, nos induz a refletir sobre os desdobramentos dos fatos que vão além das notícias, das quais, muitas vezes, somos meros consumidores.

Para Lívia, nossa jovem personagem, é na notícia que a história começa. O que fazer, agora que a tragédia se abateu sobre si? Como administrar algo mais que uma herança: um legado, em seu sentido mais amplo? Como assumir os frutos de uma carreira dinâmica e bem sucedida do pai, assim, de repente, fora dos planos, sem qualquer aviso?

Neste trabalho, Sonia Jordão nos permite acompanhar a construção de um líder. Temos não só o resultado de um investimento de dedicação do pai – um executivo bem sucedido que deixa exemplos num sem-número de ações de resultados – como também o esforço da personagem em conhecer e assumir o papel de liderança que lhe é exigido por força das circunstâncias.

O leitor percebe que o sucesso não advém de um conjunto de medidas meramente administrativas, mas resulta de um cuidadoso e bem planejado projeto de liderança na gestão de empresas e mais particularmente na motivação de pessoas.

Conhecer os dramas e os dilemas de Lívia nesse processo de aprendizado nos faz perceber quantos requisitos são imprescindíveis à formação do verdadeiro líder: boa dose de determinação, generosidade, sensibilidade, humildade, conhecimento e tantos outros. A história faz com que nos defrontemos com nossas fragilidades e inseguranças – e é a partir daí que essa leitura pode propiciar fortes passos em nossa própria jornada rumo a nos tornar melhores profissionais, melhores pessoas.

Dona de um dinamismo contagiante, a autora Sonia Jordão, certamente, em breve, deve nos brindar com mais uma produção assim, didática e bem construída. E agora, Sonia?

Maria Amélia Barros
Bióloga e Pedagoga

 

Textos da contra capa e orelha do livro E Agora, Lívia?

http://www.soniajordao.com.br/detalhe.php?id=613

Onde adquirir o livro E agora, Lívia?

http://www.soniajordao.com.br/detalhe.php?id=664

 

E-mail: tecer@soniajordao.com.br

Site: www.soniajordao.com.br  



Compartilhe: