Palestrante Especialista em Liderança

contato@soniajordao.com.br

- Dicas de como escolher bem um palestrante

Dicas de como escolher um bom palestrante para um evento de sucesso. Por Sônia Jordão

Por Sônia Jordão

Preocupe-se em escolher um bom palestrante, porque isso pode ser a diferença entre um evento bem sucedido ou não.

  • A primeira coisa que o palestrante precisa ter é o famoso cha: conhecimento, habilidade e atitude. Se não tiver as três coisas não conseguirá ser um bom profissional, e nessa atividade não é diferente. Como em qualquer profissão é preciso treinamento e talento.
  • Procure saber se o palestrante que está contratando é pontual e se cumpre com sua palavra, muitos aceitam o convite até gratuitamente e acabam cancelando na véspera do evento porque surge alguma demanda que ele considera mais importante.
  • Bons profissionais levam a sério sua apresentação, são organizados. Cuidam de todos os pequenos detalhes. Por exemplo, preparam uma apresentação em power point com capricho, com antecedência. Preparam dinâmicas para serem usadas durante a palestra, seja ela de que tipo for, mas procuram deixar sua marca, alguma âncora, para que as mensagens sejam lembradas depois.
  • É importante também que o palestrante tenha a atividade como profissão, não ser amador. Isso fará com que domine técnicas de falar em público e também que se preocupe em se manter atualizado.
  • Bons palestrantes dominam o assunto, mas falam também com o coração. Pesquisam, inovam e procuram deixar mensagens que agreguem valor aos ouvintes. Quem vai assistir a uma palestra espera sair com conhecimentos adicionais.
  • Ter bom currículo não é sinônimo de ser bom palestrante. Muitas pessoas sabem demais, porém não têm a capacidade de transmitir seus conhecimentos.
  • Como adultos aprendem melhor com o que vivenciam, se o palestrante ficar só falando sem brincar de vez em quando acabarão dormindo. Bom humor é fundamental para as pessoas não se cansarem durante o evento. Os melhores palestrantes do país já aprenderam que é preciso misturar o conhecimento com uma pitada de humor.
  • Verifique a vontade e a capacidade do palestrante de adaptar sua palestra às necessidades de sua empresa. Quanto mais ele se interessar pelo perfil do público, motivação e agenda do evento, maiores suas chances de acertar
  • Em todas as profissões existem bons e maus profissionais. Procure ter referências de trabalhos anteriores, assim suas chances de ter um evento de sucesso serão muito maiores. Boa sorte!

Sônia Jordão é especialista em liderança e palestrante desde 2000. Engenheira Mecânica, com quatro pós-graduações. Escritora com centenas de artigos publicados e autora do livro “A Arte de Liderar – Vivenciando mudanças num mundo globalizado” e de outros cinco livros. Co-autora de mais quatro livros.

Portal: www.soniajordao.com.br 

Este artigo foi disponibilizados nos sites abaixo:

http://konvenios.com.br

http://www.gostodeler.com.br



Compartilhe: