Palestrante Especialista em Liderança

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Cuidando do patrimônio empresarial: pessoas

Atualmente o mercado está intensamente competitivo, as organizações estão carentes de profissionais cada vez mais capacitados e com características únicas, no entanto ninguém vem moldado de acordo com as necessidades de cada empresa, por isso treinar seus funcionários é essencial para o desenvolvimento da organização.

As Organizações precisam se preocupar em treinar os profissionais em todos os níveis. Pessoas que executam qualquer tipo de atividades, desde as tarefas mais simples até as mais complexas, precisam ser competentes no que fazem. É necessário que tenham competências cognitivas (conhecimentos), atitudinais e operacionais. E, além disso, que façam suas atividades com qualidade e produtividade.

Desenvolver o conhecimento explícito e tácito, as competências atitudinais e operacionais dos participantes são o grande desafio dos treinadores. Por isso, é bom em todo treinamento:

  • Estar atento em relação aos diferentes ambientes e públicos, às suas características e necessidades específicas.
  • Interagir com os participantes e utilizar de suas ideias. Se possível, elogiar, questionar, identificar e chamar os participantes pelo nome.
  • Adequar a linguagem, os conteúdos, os exemplos, os meios e as estratégias educacionais às características do público.
  • Apresentar explicações claras e concisas para evitar interpretações errôneas.
  • Utilizar-se de exemplos.
  • Clarificar dúvidas.
  • Fazer perguntas abertas, que estimulem o pensamento e despertem a curiosidade e a criatividade.
  • Estimular a participação, a reflexão e a geração de ideias claras e precisas.
  • Utilizar suas próprias atitudes e procedimentos como estímulo para os participantes, assim como movimentos e gestos adequados e expressivos.
  • Demonstrar humildade e sabedoria diante das respostas dos participantes.
  • Ouvir e respeitar os pontos de vista dos participantes.
  • Utilizar diferentes tipos de atividades que possam contribuir para desenvolver todas as competências.

As organizações, que desejam vencer e sobreviver nesse mercado altamente competitivo, precisam de pessoas que sejam multiespecialistas, que saibam trabalhar em equipe, tenham capacidade de aprender e de se adaptar a situações novas e complexas, de enfrentarem, sem cessar, novos desafios e promoverem transformações. Também precisam reduzir o gargalo da necessidade de mão de obra especializada e, ainda, formar sucessores para que alguém seja promovido. Em decorrência dessa realidade, educação continuada, treinamentos e capacitação devem ocupar posição estratégica.

Nesse contexto, geralmente, os treinamentos são mais aceitos quando demonstram os resultados que serão obtidos, quando há participação das pessoas que estão como aprendizes. Quando elas se sentem parte do programa.

O papel do facilitador é propiciar um ambiente de aprendizagem, utilizando-se de todos os recursos que tiver disponível para facilitar a construção do conhecimento pessoal e o desenvolvimento de competências. É fundamental que se utilize de estruturas vivenciais (lúdicas). Assim o resultado será, certamente, melhor.

Além de se preocupar com os treinamentos técnicos (aprendizado e melhora da performance de suas atividades) é bom preocupar-se com a parte comportamental. Muitos dos treinamentos podem se desenvolver em grupo, porém há casos em que é necessário o trabalho individual.

No trabalho individualizado é possível focar as necessidades da pessoa, além de elaborar planos de ações e estratégias para que o profissional conquiste seu objetivo de forma rápida e eficaz. Coletivamente, o processo é mais longo e os resultados são outros. É por isso que o coaching pessoal conquistou muito espaço no mercado.

É importante buscar o desenvolvimento em todos os aspectos - físico, mental e emocional, pois assim se conseguirá melhores resultados. Quando todos são treinados nas competências que a organização precisa, atinge-se a alta performance. Desenvolver as pessoas é muito mais econômico do que buscar profissionais no mercado.

Um bom treinamento incentiva a organização das rotinas diárias, a apresentação de projetos, a solução de conflitos, a resolução de problemas e o uso da informação para tomada de decisões. Aplicar metodologias participativas a um grupo pode propiciar-lhes uma experiência integradora. As habilidades para a aplicação dos conhecimentos se desenvolvem com a prática e os participantes devem ser estimulados a trabalhá-las. Pode-se inferir então que a prática de treinar os funcionários traz ganhos imensuráveis as organizações.

Sônia Jordão é especialista em liderança e palestrante desde 2000. Engenheira Mecânica, com quatro pós-graduações. Escritora com centenas de artigos publicados e autora do livro “A Arte de Liderar – Vivenciando mudanças num mundo globalizado” e de outros cinco livros. Co-autora de mais quatro livros.

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