Palestrante Especialista em Liderança

contato@soniajordao.com.br

Algumas razões para trabalhar em equipe

O trabalho em equipe influencia e modifica a organização como um todo. Nesse sentido, há dois tipos de organizações: as tradicionais e as baseadas em equipes. Por Sônia Jordão

Por Sônia Jordão

“Por trás de um homem competente há sempre outros homens.” (provérbio chinês)

Começo este artigo com algumas razões que justificam a montagem de uma equipe de trabalho dentro da empresa:

  • Embora queiram, os gerentes não podem tomar todas as decisões, porque o trabalho está ficando complexo demais.
  • O know-how é de domínio de algumas pessoas que possuem esse conhecimento específico e são elas que fazem o trabalho.
  • Está ficando difícil fazer o trabalho individualmente. A produtividade está inadequada, a comunicação não tem sido boa e começam a existir conflitos que abalam o moral.
  • O tempo para executar a tarefa é pequeno e não dá para aguardar até que alguém diga o que fazer.
  • Várias pessoas pensam que se sentiriam melhor no trabalho se pudessem opinar sobre como as coisas devem ser feitas, se assumissem as responsabilidades pelo aperfeiçoamento do produto e do processo de trabalho.
  • As pessoas estão constantemente precisando trocar ideias dentro da organização, porém em setores diferentes.
  • A mudança da organização é uma realidade. Com as novas tecnologias a formação de equipes é o próximo passo.
  • Com a competitividade atual do mercado, as organizações que não trabalharem em equipe ficarão para trás. Novas organizações precisam ser mais criativas, flexíveis e eficazes.
  • Com o trabalho em equipe os resultados são melhores. É necessário aprimorar continuamente a qualidade e reduzir custos dos produtos.

O trabalho em equipe influencia e modifica a organização como um todo. Nesse sentido, há dois tipos de organizações: as tradicionais e as baseadas em equipes.

Nas organizações tradicionais, as informações são controladas rigorosamente e, em alguns casos, chegam a ser confidenciais, disponíveis para uso apenas por alguns poucos escolhidos. Nesse tipo de organização, o que o chefe pensa e diz determina o desempenho de cada pessoa e o trabalho é organizado em torno de funções e departamentos. Há vários gerentes que controlam o poder e o trabalho dos outros, enquanto decidem os rumos da organização. Cada colaborador realiza uma função e tem uma responsabilidade muito limitada. As recompensas e o reconhecimento são baseados no desempenho individual, mesmo os gerentes compartilhando do sucesso financeiro da organização, este não chega aos baixos escalões.

Além disso, o comportamento e as decisões das pessoas são determinados por regras, procedimentos e políticas. O controle e a melhoria da qualidade ficam sob a responsabilidade da gerência ou dos especialistas em controle da qualidade. E a maioria do trabalho é realizada por indivíduos que têm pouco controle sobre seus métodos e processos de trabalho.

Muito diferente é a organização baseada em equipes. Nesse tipo de organização, a partilha de informações é vista como necessidade e responsabilidade de todos. O desempenho da equipe é impulsionado pelas exigências dos clientes internos e externos. Todo o trabalho é interfuncional, projetado para que as equipes sintam que possuem um cliente ou produto. A responsabilidade e a liderança são compartilhadas com aqueles mais próximos no trabalho. Cada membro da equipe desempenha várias funções.

As recompensas e o reconhecimento são compartilhados e baseados no desempenho da equipe ou da organização. O comportamento e as decisões da equipe são influenciados pela visão e pelos valores da empresa. A melhoria da qualidade é incluída no trabalho de todo dia e é de responsabilidade de todos, devendo ser praticada continuamente. As equipes possuem um grande grau de liberdade, principalmente na tomada de decisões sobre a melhor maneira de fazer o seu trabalho.

Agora, atente: atualmente, o maior diferencial competitivo é o capital intelectual. Precisamos aprender a trabalhar em equipe, fazer desabrochar o potencial de cada pessoa, aprender a viver com as diferenças e extrair o melhor da diversidade que existe dentro da organização. É preciso entender que ao trabalhar em equipe temos mais chances de superar nossos limites.

 

Sônia Jordão é especialista em liderança e palestrante  desde 2000. Engenheira Mecânica, com quatro pós-graduações. Escritora com centenas de artigos publicados e autora do livro “A Arte de Liderar – Vivenciando mudanças num mundo globalizado” e de outros cinco livros. Co-autora de mais quatro livros.

Sites: www.soniajordao.com.brwww.tecernegocios.com.br, www.umnovoprofissional.com.br, www.tecerlideranca.com.br, www.editoratecer.com.br.

e-mail: contato@soniajordao.com.br  

Blog: http://soniajordao.blogspot.com 

Siga-me no twitter: http://twitter.com/soniajordao   

Este artigo foi disponibilizado nos sites abaixo:

http://clubdovendedor.com.br

http://empresanet.com.br

http://negociosregionais.com.br

http://ogerente.com.br

http://qualidadeonline.wordpress.com

http://recantodasletras.uol.com.br

http://www.administradores.com.br

http://www.agenciara.com

http://www.amapadigital.net/

http://www.artigos.com

http://www.artigos.etc.br

http://www.brartigos.com.br

http://www.cnd.com.br- Sonia Jordão - 26

http://www.gestopole.com.br

http://www.gostodeler.com.br

http://www.infoeducativa.com.br

http://www.jacarezinhonanet.com

http://www.konvenios.com.br

http://www.oartigo.com

http://www.outrolado.com.br

http://www.paralerepensar.com.br

http://www.portaloempreendedor.com.br

http://www.qualidadebrasil.com.br

http://www.radardovale.com.br

http://www.recantodasletras.com.br

http://www.roraimaemfoco.com

http://www.sitedoempreendedor.com.br

http://www.sabernarede.com.br

http://www.soartigos.com


 

 

 

 


Compartilhe: