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Paradoxo virtual

A internet, a fantástica rede que revolucionou a comunicação mundial, debuta. Completa 15 anos, impressionando pela desenvoltura e, ao mesmo tempo, assustando pelo ainda completo desconhecimento de milhares de empresários brasileiros. Por Leonardo Bortoletto

Por Leonardo Bortoletto

 

Somente 48% das empresas no país têm site.


A internet, a fantástica rede que revolucionou a comunicação mundial, debuta. Completa 15 anos, impressionando pela desenvoltura e, ao mesmo tempo, assustando pelo ainda completo desconhecimento de milhares de empresários brasileiros. Atualmente, existem cerca de 174 milhões de domínios registrados na internet pelo mundo afora e ter somente uma home page já não é o suficiente para gerar negócios, o que dizer de empresas que não têm. Uma pesquisa do Ibope Net Ratings revelou que quase 98% das empresas brasileiras usam a internet de alguma forma para negócios, mas somente 48% delas têm um site. Isso é assustador ao considerar que o país tem 41 milhões de internautas e lidera o ranking mundial em tempo médio de navegação com 24 horas e 49 minutos. 


Vale lembrar que um site por si só não gera negócios, não incrementa vendas e, muito menos, eleva o faturamento. Contudo, é o primeiro passo para a apresentação e conhecimento da empresa com sua respectiva atuação no mundo virtual. Contudo, é preciso um alerta claro: não basta ter somente um endereço eletrônico na internet se a empresa não estiver bem posicionada, por exemplo, nos resultados das ferramentas de busca ou de implementação de comércio eletrônico. Mais do que ter também um site, é preciso torná-lo conhecido, e isso não quer dizer mudar o layout ou ter uma bela home page, mas a forma como é programado seguindo orientações de sites como o Google, Yahoo e Live, entre outros, para garantir uma melhor colocação, sendo mais facilmente visualizado e encontrado por internautas. Conforme dados da consultoria Predicta, 94,8% dos brasileiros acessaram o Google em janeiro em busca de informações.
 

A máxima que circula entre os internautas que, se “não está no Google, não existe”, mostra claramente a importância de manter um site com características para facilitar a inclusão em ferramentas de busca. Os empresários devem definir estratégias e reestruturar a home page para que possam ganhar visibilidade junto aos sites de busca como ação para vender mais e reforçar os verdadeiros pontos fortes do negócio. Independentemente de mercado, fato é que o Google acabou ditando as regras do mundo virtual e trouxe muitas mudanças para o segmento por ter se tornado o site de busca mais utilizado. Em decorrência de novas orientações das máquinas de busca, as empresas que ocupavam o primeiro, segundo e terceiro lugar em pesquisas não necessariamente mantêm a mesma posição. Entretanto, seguir as orientações pode garantir melhor colocação em pesquisas e ser encontrado pelos internautas.

 

A realidade dos sites de busca é tão dinâmica que, mesmo uma programação correta que garanta um bom ranqueamento numa semana, não quer dizer manter a posição na semana seguinte. Assim como outras mídias, a rede exige planejamento. Os executivos devem estar atentos para decidir se querem um site para ganhar medalha ou para ganhar dinheiro. Para incrementar negócios, é preciso desenvolver um endereço funcional. A maioria dos empresários brasileiros ainda não descobriu que a internet é o meio de comunicação mais ágil e barato do mercado. Trata-se de um ponto de partida para trabalhar a imagem do negócio com o mercado, lembrando que o consumidor, em geral, consulta a internet antes de ir às lojas. 

 

Leonardo Bortoletto é administrador de empresas e diretor comercial e marketing da Web Consult Soluções em Internet.

 

Site: www.webconsult.com.br

E-mail: comercial@webconsult.com.br



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