Palestrante Especialista em Liderança

contato@soniajordao.com.br

Sucesso, acaso e oportunidade

Você já imaginou quantas vezes em nossas vidas temos a sensação de que éramos a pessoa certa no lugar certo? Por Frederico Porto

Por Frederico Porto

 

Você já imaginou quantas vezes em nossas vidas temos a sensação de que éramos a pessoa certa no lugar certo?

 

Aliás, conta-se que Charlie Chaplin criou Carlitos, o seu mais famoso personagem, porque estava em um estúdio, o diretor pediu uma figura engraçada e ele saiu pegando peças de roupa que estavam soltas e assim nasceu um dos maiores ícones do cinema.

 

O que isto demonstra é que o sucesso seria o resultado não somente do nosso talento e da nossa atitude, mas também das oportunidades que a vida nos dá, para exercitar, via nossas atitudes, leia-se, nossas escolhas, os talentos que temos.

 

Hoje vamos falar da oportunidade, que na grande maioria das vezes surge por acaso e segue regras desconhecidas.

 

Em meados da década de 80 um psicólogo canadense de nome Roger Barnsley, analisou a lista dos jogadores de hóquei profissional do Canadá e descobriu que a maioria nascia nos meses de janeiro, fevereiro e março. Aliás, para ser mais exato, 40% nasciam de janeiro a março, 30% de abril a junho, 20% de julho a setembro e somente 10% de outubro a dezembro.

 

Como ele não acreditava em astrologia resolveu investigar a fundo, e descobriu que a data limite para se candidatar a liga de hóquei por idade é 1º de janeiro, então um garoto que faz 10 anos dia 2 de janeiro estará disputando uma vaga com outro que faz aniversário no dia 30 de dezembro e portanto seria quase um ano mais velho, lembrando que todos os candidatos já jogam acima  da média. Nesta fase da pré-adolescência, um ano faz muita diferença em termos de desenvolvimento físico. Desta maneira, no hóquei a maturidade física determinada pela idade está influenciando diretamente a capacidade e assim o acesso à maior possibilidade de treinar, porque ao entrar para a liga o garoto tem mais chances de praticar - um jogador da liga disputa de 50 a 70 partidas por temporada, enquanto os outros disputam somente 20.

 

Assim se cria uma profecia autorealizável, ou seja, acredita-se que sejam melhores (desconsiderando a influência da idade), dão a eles condições de treino superiores e eles realmente se tornam melhores, confirmando o que já se pensava, mas no fundo foi o treino diferenciado que alavancou o sucesso.

 

Você já imaginou quantos possíveis craques são desperdiçados somente por que tiveram o azar de nascer no segundo semestre?

 

O jogador não tem a menor idéia de que a oportunidade de ter sido escolhido foi influenciada pelo dia em que nasceu.

 

A prática, como podemos ver, se torna tão ou mais importante quanto o talento nato, aquele com o qual você nasce. Por isto, o ditado, “sucesso é 10% inspiração e 90% transpiração”, nunca foi tão verdadeiro. Estudos demonstram que para atingir a maestria em qualquer atividade, seja tocar um instrumento, ser um excelente vendedor, ou um empresário diferenciado, temos de ter pelo menos dez mil horas de prática, isto corresponde, a oito horas de dedicação diária, de segunda-feira a sexta-feira por 5,2 anos.

 

Esta regra se aplica mesmo aos mais talentosos. É sabido que Zico e Pelé ficavam horas além do treino praticando como bater uma falta, ou algum outro exercício. Até um gênio, como Mozart - que já tocava piano aos 4 anos - compôs  suas grandes obras com mais de 20 anos de idade, quando  já tinha muito mais de dez mil horas de prática.

 

Quando nos deparamos com estas questões, nos perguntamos: o que podemos fazer?

 

Primeiramente, focar naquilo que você tem controle. Por exemplo, você tem controle das escolhas que faz para exercitar o seu talento, controle em gerar ação na sua vida, se colocar em movimento e assim aumentar a possibilidade de surgirem oportunidades. Mas sempre lembrando que somente terá maestria com a prática, muita prática e, claro, ajudará muito se investir em algo que faça com mais facilidade e que goste de fazer.

 

Reflita, em que você está disposto a investir dez mil horas para se tornar um mestre? Ou em que você já investiu dez mil horas? Este último seria o seu banco de talento, onde você depositou muitas horas de prática.

 

Conhecer o talento pessoal é fundamental, pois a oportunidade somente tem valor quando encontra alguém preparado para aproveitá-la.

Daqui para frente, sempre que ouvir um indivíduo falar das razões do seu sucesso, lembre-se que certamente haverá razões para aquele sucesso que nem mesmo o bem sucedido sabe, e que talvez este seja o grande segredo.

 

Portanto não desista de lutar pelos seus sonhos. Mantenha-se disposto a inovar, a aprender sempre e quando realizá-los, tenha humildade, pois o acaso pode ter lhe ajudado muito mais do que você imagina.

 

Frederico Porto - Médico psiquiatra e nutrólogo, professor convidado da Fundação Getúlio Vargas/SP e da Fundação Dom Cabral/BH, consultor associado da DBM Brasil. 

E-mail: frederico@integracaohumana.com.br

Site: www.fredericoporto.com.br



Compartilhe: