Palestrante Especialista em Liderança

contato@soniajordao.com.br

Passando por uma avaliação 360º

Deixei de ser uma líder do tipo autoritária, pois entendi que os jovens de hoje não mais aceitam esse tipo de liderança... Por Sonia Jordão

Por Sonia Jordão

Em conversas com diversas pessoas, percebi que minha experiência não era apenas interessante, mas, também, diferente.

Sou engenheira e como tal bem objetiva. Há alguns anos, quando ouvi falar, pela primeira vez, em avaliação 360º resolvi me submeter a tal processo. Estava em busca de melhoria pessoal e achei que a experiência me ajudaria a crescer.

Trabalhava em uma empresa de pequeno porte, cerca de 50 profissionais, onde era gerente comercial, administrativa e da qualidade. Solicitei, então, a todos os funcionários que me avaliassem. Já existia na empresa avaliação de desempenho. A diferença é que todos eram avaliados por mim.

Para que escrevessem realmente o que pensavam, usei uma pequena urna onde colocariam seus comentários e depois o proprietário da empresa coletaria as informações. Era importante que eu não soubesse de quem eram os comentários.

Ao receber o resultado chorei copiosamente por mais de três horas. Acontece que só vi os defeitos e os problemas que escreveram. Os elogios, que por sinal foram mais numerosos que as críticas, só consegui enxergar vários dias depois.

Hoje, sei que foi uma das melhores experiências pelas quais passei, pois contribuiu muito para meu crescimento profissional e como pessoa. Contudo, mesmo eu me considerando uma pessoa forte, foi muito difícil.

Várias mudanças ocorreram em minha vida, principalmente, em minha forma de liderar. Deixei de ser uma líder do tipo autoritária, pois entendi que os jovens de hoje não mais aceitam esse tipo de liderança. Na busca por melhorias fiz MBA em gestão de negócios, escrevi o livro A arte de liderar, mudei de cidade e deixei de trabalhar como funcionária para ser autônoma.

Dentre as lições que aprendi a que marcou mais profundamente foi o fato do ser humano sempre achar que as pessoas ao seu redor não percebem seus defeitos. Então, surpreende-se ao descobrir que os outros o conhecem tão bem. Normalmente é difícil aceitar críticas.

 

Sonia Jordão é especialista em liderança, palestrante e escritora, com centenas de artigos publicados.  Autora dos livros: “A Arte de Liderar” – Vivenciando mudanças num mundo globalizado, “E agora, Venceslau? – Como deixar de ser um líder explosivo”, “E agora, Lívia? – Desafios da liderança” e de “E agora, Alex? Liderança, talentos, resultados”. Co-autora dos livros “Ser + com T & D” e “Ser + com palestrantes campeões”.

E-mail: contato@soniajordao.com.br

Site: www.tecerlideranca.com.br 

 

Este artigo foi disponibilizado nos sites abaixo: 

http://konvenios.com.br

http://ogerente.com.br

http://www.administradores.com.br

http://www.amapadigital.net

http://www.artigonal.com

http://www.artigos.com

http://www.artigos.etc.br

http://www.brartigos.com.br

http://www.cnd.com.br- gestão pessoal - Sonia Jordão 39

http://www.empresanet.com.br

http://www.infoeducativa.com.br

http://www.jacarezinhonanet.com

http://www.oartigo.com

http://www.paralerepensar.com.br

http://www.portaladm.adm.br

http://www.portaldomarketing.com.br

http://www.portaloempreendedor.com.br

http://www.recantodasletras.com.br

http://www.rhportal.com.br

http://www.roteirodelavras.com - Colunas

http://www.soartigos.com


 

 

 

 

 

 

 

 


Compartilhe: