Palestrante Especialista em Liderança

contato@soniajordao.com.br

Mais um fim de ano: período para reflexões

Artigo publicado no Jornal Gazeta de Contagem, em edição de 23 a 29 de dezembro de 2008. Por Sonia Jordão

Por Sonia Jordão

Li uma vez que quem inventou essa história de ano novo é um gênio, e eu concordo. A cada ano temos a possibilidade de recomeçar, refazer nossas metas. Isso nos enche de esperança novamente, nos motiva. No fim de um ano e início do outro é chegado o momento de agirmos, de irmos em busca de nossa felicidade. Sabemos que os sonhos são o primeiro passo para obtermos o que desejamos, portanto precisamos sonhar.

Mesmo que algum de nossos sonhos não se realize, ou até mesmo que a maioria deles não se torne realidade, é o fato de sonharmos que permite a concretização de nossos desejos. Quando desejamos algo somos motivados a lutar e até assumirmos riscos para termos o que queremos. Não podemos ser igual à maioria das pessoas que esperam as oportunidades aparecerem. Precisamos correr atrás de nossas próprias oportunidades.

Contudo, não devemos ficar apenas no plano dos sonhos. Alguns homens sonham com realizações importantes, enquanto outros ficam acordados e as executam. A palavra chave é ação e para agirmos é preciso que estejamos motivados.

O conceito de motivação relaciona-se à idéia de que todo comportamento humano tem uma causa, um “motivo”. Motivação é o motivo para a ação, é a força e a energia interior de cada pessoa. Essa força e energia interior são despertadas sempre que precisamos satisfazer uma das nossas quatro necessidades básicas: viver, amar, aprender ou deixar um legado. São elas também que usamos para irmos atrás da realização de nossos sonhos. Se alguém desejar ser bem sucedido no trabalho, essa será sua motivação e para alcançar o que deseja precisará ter em mente que terá que lutar, se aperfeiçoar e estudar buscando a melhoria contínua.

Geralmente, no final do ano refletimos sobre o passado e planejamos o futuro. Vemos o que alcançamos e assumimos novas metas, pessoais e profissionais, para o próximo ano. Através desse processo conseguimos a automotivação, ou seja, o prazer de fazer, de tornar sonhos realidade; conseguimos ter uma nova postura diante da vida.

Imagine uma porção de carvão. Quando se coloca fogo ele inicia a combustão e libera energia. Se alguém joga água ele se apaga, mas a energia continua nele. Se alguém acende o fogo ele volta a irradiar energia. Assim é o ser humano: cheio de energia internamente. Quando encontramos um motivo somos capazes de liberar muita energia. Nesse caso, estaremos motivados.

A motivação é fundamental para qualquer coisa que se faça na vida. Sobretudo para aquelas que exigem um esforço maior, como é o caso do trabalho. Temos não só que gostar do que fazemos, mas também ver significado e acreditarmos que aquilo é importante.

Para nos mantermos motivados, mesmo com as dificuldades que possam aparecer, temos que nos prevenir contra possíveis passos em falso que possamos dar e buscarmos sempre novos desafios. Temos que transformar nossos sonhos em metas realistas e concentrarmos forças naquilo que nos motiva. É preciso, também, reunirmos três requisitos: acreditar, saber e fazer. Precisamos nos sentir satisfeitos conosco e para isso temos que responder às seguintes perguntas: O que temos? O que queremos? O que podemos alcançar?

Cada pessoa percebe o mundo à sua maneira, isso acontece porque somos diferentes. Nossas necessidades, valores sociais e capacidades são igualmente diferentes e variam conforme o tempo gerando diferentes comportamentos. Daí ser necessário pensarmos e relacionarmos o que gostaríamos de fazer, descobrir os nossos objetivos mais íntimos.

Aproveite o momento e busque se conhecer e descobrir o que aumenta a sua motivação. Um profissional que possua automotivação vale ouro no mercado de trabalho!

Em 2009, corra riscos, vá em busca de seus sonhos. Se não der em nada você sempre terá a opção de voltar atrás. Porém, se você não fizer nada ficará sempre na dúvida se poderia ter sido diferente. Sofra por causa de algo que deu errado, nunca por ter deixado de fazê-lo. A vida é um risco contínuo. Como não sabemos como será o amanhã, o melhor é viver o presente!

Que 2009 seja um ano que faça diferença em sua vida e que consiga comemorar como os vencedores, sem precisar ficar justificando a todo o momento como os perdedores.

Sonia Jordão é especialista em liderança, palestrante e escritora, com centenas de artigos publicados.  Autora dos livros: “A Arte de Liderar” – Vivenciando mudanças num mundo globalizado, “E agora, Venceslau? – Como deixar de ser um líder explosivo”, “E agora, Lívia? – Desafios da liderança” e de “E agora, Alex? Liderança, talentos, resultados”. Co-autora dos livros “Ser + com T & D” e “Ser + com palestrantes campeões”.

E-mail: contato@soniajordao.com.br

Site: www.tecerlideranca.com.br

Para ver este artigo em sua publicação no Jornal Gazeta de Contagem, entre no link abaixo:

http://www.soniajordao.com.br/detalhe.php?id=710 

Este artigo foi disponibilizado no site abaixo:

http://www.administradores.com.br

http://www.bomlider.com.br


 

 


Compartilhe: