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Planejamento: fundamental para bons resultados

Muitos empresários têm o costume de não levar o planejamento estratégico à sério e isso faz com que as empresas resolvam os problemas conforme eles aparecem. Por Lourival Mariano

Por Lourival Mariano

Muitos empresários têm o costume de não levar o planejamento estratégico à sério e isso faz com que as empresas caminhem "à toque de caixa", ou seja, resolvendo os problemas conforme eles aparecem. Ao longo dos mais de 18 anos em que me encontro à frente da Petink, empresa especializada em comunicação visual e impressão de grandes formatos, percebi que só um planejamento bem estruturado nos permite alcançar os objetivos desejados, de maneira efetiva.

Mesmo fazendo parte do nosso dia-a-dia, poucas vezes paramos para pensar no que realmente significa a palavra planejamento. Creio que todos podem dar uma definição, mas poucas pessoas realmente compreendem a grandeza do significado inserido nessa palavra. Com o passar do tempo e a experiência adquirida, posso apontar duas boas definições para planejamento, que se complementam: pensar antes de agir e prever o futuro para concretizá-lo da maneira que desejamos.

Para uma empresa, é imprescindível ter uma linha de ação pré-definida, não deixando que os problemas surjam sempre na última hora. Pelo contrário: quando temos em mente aquilo que vamos fazer, os problemas de última hora tendem a ser mínimos. Você pode pensar: "As coisas não costumam sair exatamente como idealizamos e, por isso, sempre teremos imprevistos". Isso é verdade, mas para quem planeja, existe a vantagem de se ter o famoso plano B, ou seja, uma saída previamente estabelecida.

No início da Petink, poucas coisas eram planejadas e coincidentemente não existia um crescimento sólido dos negócios da empresa. Após buscar mais informações sobre planejamento e sobre como colocar em prática algo que pode parecer muito longe da realidade, consegui dar um novo rumo para a empresa. Hoje, acabamos de nos mudar para uma sede que é quatro vezes maior do que o antiga, e isso certamente não aconteceu por acaso.

Um bom planejamento tem basicamente sete etapas, e analisar a situação atual dos negócios é a primeira delas. Como podemos chegar a algum lugar, sem antes saber exatamente onde estamos? Busque descobrir como está sua empresa, tanto internamente, como em relação ao mercado. Essa etapa é fundamental, já que é o alicerce do restante do planejamento. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, determinar os objetivos é apenas o segundo passo. Após concluir com sucesso a primeira etapa, precisamos definir com clareza aquilo que pretendemos atingir. Quanto mais detalhadamente descrevermos nossos objetivos, mais fácil será alcançá-los.

Toda ação tomada pela empresa envolve uma série de pessoas e, por isso, identificar os públicos é a terceira etapa do planejamento. Devemos saber com quem iremos lidar e quais serão os papéis que cada grupo de indivíduos irá desempenhar. Caso queiramos aumentar a produção, por exemplo, temos que pensar nossa maneira de agir levando em conta os trabalhadores da própria linha de produção, os fornecedores, o departamento de compras etc.

Definir estratégias, ou seja, pôr no papel como iremos de fato alcançar nossos objetivos é a quarta etapa. Após saber onde estamos, onde queremos chegar e com quem iremos lidar, é hora de traçar o caminho a ser seguido. Todas as informações levantadas anteriormente devem será consideradas nesse momento, pois é somente a partir delas que podemos traçar com total exatidão nosso plano de ação.

O estabelecimento de recursos é a quinta etapa. Para conseguirmos praticar nossas estratégias estabelecidas, é importante saber quais são os recursos que temos à nossa disposição. Aqui, é importante levantar dados sobre os recursos financeiros, materiais e, sobretudo, humanos - informação que muitas vezes é deixada de lado. Não adianta termos verba à disposição e equipamentos de última geração, se não dispusermos das pessoas certas, com as competências necessárias para a concretização daquilo que pretendemos realizar.

Finalmente é chegada a hora de "colocar a mão na massa". Implementar e operacionalizar um plano estratégico representa quase a última das etapas de um planejamento. Essa não deve ser a primeira preocupação de uma empresa que deseja alcançar bons resultados; pelo contrário, só podemos dar vida a um projeto se possuirmos todos os ingredientes necessários para sua concretização.

Para fechar o planejamento, temos que fazer o controle e a avaliação daquilo que foi realizado. Ao longo dessa fase, é importante levantarmos todos os pontos positivos, os negativos e o quanto de nossos objetivos iniciais foram alcançados. Esse feedback vai servir como uma bússola, para nortear os próximos passos da empresa. Além disso, com essa avaliação, podemos descobrir em quais momentos fomos bem sucedidos e em quais ainda precisamos melhorar. Desse modo, podemos manter as boas práticas e corrigir as que ainda podem ser melhores.

Lourival Mariano é diretor da Petink, empresa especializada em impressões de grandes formatos.

Site: www.petink.com.br  

E-mail: lourival@petink.com.br



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