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Como fazer apresentações e encantar seu público

Comunicar-se corretamente é estratégico na geração de negócios individuais, corporativos e de mercado. Por Edmar Oneda

Por Edmar Oneda

Comunicar-se corretamente é estratégico na geração de negócios individuais, corporativos e de mercado. Cientes desta necessidade, profissionais de todas as áreas vêm enfrentando este desafio diante de pequenas, médias ou até grandes platéias. A palestra ou apresentação é essencial em diversas situações, tais como: mostrar um novo produto ao mercado, apresentar um novo projeto dentro ou fora da empresa, liderar equipes, representar a empresa em seminários, não dá para imaginar nos dias de hoje um evento coorporativo sem uma palestra ou apresentação é esta arte que dá tom maior ao evento.

O maior desafio deste profissional que está diante de uma platéia é conseguir transmitir a mensagem de forma clara e correta.

Não é fácil conseguir atenção total da platéia, e qualquer deslize cometido pelo palestrante ou apresentador pode não só comprometer a mensagem, como até arruinar um projeto ou uma idéia.

São poucos os profissionais que conseguem efetivamente interagir com a platéia, conseguindo uma reação de acordo com os objetivos estabelecidos para a apresentação.

O fato de não termos uma preparação acadêmica para esta tarefa, torna a missão ainda mais desafiadora. Pensar e escrever o que temos que falar é uma das maiores dificuldades encontradas por aqueles que buscam uma boa comunicação. Quando falamos, em situações do dia-a-dia, não pensamos tanto na articulação das idéias. Quando temos que elaborar uma apresentação ou palestra o exercício é diferente. Primeiro é necessário pensar no objetivo da mensagem, depois escrever, organizando a ordem dos fatos e por último, transmitir as idéias através da fala e com gestos congruentes com o conteúdo da mensagem.

Planejar 

Para realizar uma palestra ou apresentação envolvente e eficaz, não basta ser desinibido e falar bem em público: é preciso planejar cuidadosamente o que será falado e como será falado, para deixar uma mensagem clara e duradoura na mente dos ouvintes.

Abaixo seguem algumas dicas importantes que irão ajudar no planejamento de uma boa apresentação fazendo com que você conquiste clientes e platéias.

  • Conhecer o seu publico (para quem eu vou falar).
  • Formular objetivos a serem alcançados.
  • Definir o conteúdo a ser exposto, estabelecendo de maneira precisa a profundidade de como será tratado e os pontos chave a serem reforçados.
  • Organizar a exposição em tópicos de tal maneira que cada assunto esteja bem entrosado com o anterior e com o posterior.
  • Redigir o texto completo.
  • Definir o tempo da apresentação ou palestra.
  • Os grandes comunicadores se preparam muito e sabem que não há tempo hábil para apresentarem tudo, mas a preparação permitirá que o conteúdo passado seja o mais completo possível, dentro do tempo disponível.
  • Realizar um ensaio antecipado, de preferência filmado, desta forma você conseguira ver os pontos a serem melhorados, obtendo maior segurança no ato da apresentação.

Apresentar de maneira Interessante

  • Manter a voz em altura, volume e intensidade conveniente com o tamanho e acústica do recinto.
  • Preocupar-se com a postura, gestos e expressão corporal.
  • Modulação agradável com inflexões pertinentes ao assunto principal, de modo a evitar a cadência monótona.
  • Evitar os cacoetes verbais e demais vícios de linguagem. Corrigir os defeitos de fala. Por exemplo: voz nasal e gagueira psicológica.
  • Intercalar durante a exposição, de maneira conveniente, situações pitorescas, engraçadas, humorísticas, a fim de quebrar a monotonia.
  • Formular perguntas, mesmo que possam ter respostas mudas. As interrogações sempre motivam o raciocínio do auditório.
  • Quando possível, criar suspense, despertar a vontade para prestar atenção e esperar com ansiedade positiva a conclusão.

Ambiente físico

Verifique o local. Chegue ao local do evento mais cedo e vá se familiarizando com o ambiente. Teste o microfone, iluminação, equipamento de áudio/vídeo e qualquer outro equipamento/objeto que possa influir em sua apresentação. Converse com a audiência à medida que vão chegando. Essa é uma grande oportunidade de criar empatia e atrair seu público.

Utilize textos para distribuição. Se sua apresentação envolve dados analíticos e estatísticos, coloque-os em um material impresso e distribua para a audiência, de maneira que eles possam consultar durante a apresentação. Se você ficar lendo uma quantidade indefinida de números, sua audiência ficará entediada. São as histórias que tornam uma palestra memorável e intensa.

Iniciando a sua apresentação ou palestra

Utilize o humor com cautela. Não inicie com uma piada, a não ser que você seja brilhante nesta arte. Se você falhar, irá perder toda a credibilidade. E se a parte engraçada for só no início, quando você ficar sério, a platéia vai ficar decepcionada.

Comece com vigor. Os 30 segundos iniciais causam o maior impacto. Não perca esses preciosos segundos com “Senhoras e Senhores” ou a previsão do tempo. Comece com uma afirmação surpreendente, uma citação ou história.

Contato visual

Não leia seu discurso. Olhe a sua audiência nos olhos. Escreva palavras-chaves ou afirmações para que você possa recorrer em momentos estratégicos, mas fale de maneira espontânea, mantendo contato visual. Pratique com um gravador ou em frente a amigos e familiares. Após cada ponto, pergunte para você mesmo: “A quem isso interessa?” Se a resposta for ninguém, omita.

Encerramento

Termine com vigor. Escreva uma declaração final forte e memorável ou dê um exemplo vívido. Decore-a, de maneira que não importa o que aconteça, você poderá sempre se lembrar dela. Quando for a hora, utilize sua fala final direto para a audiência, e espere os aplausos.

Uma dica super importante é: não tenha medo de se reciclar invista num bom curso de comunicação e expressão, há vários cursos bons no mercado que te possibilitaram maior segurança na hora de fazer ou apresentar uma palestra, geralmente nos cursos se cria uma ambiente favorável para você exercitar. Lembre-se que é a seu projeto ou o seu emprego que estão em jogo. Os grandes apresentadores não nasceram prontos eles foram se moldando com o tempo.

Edmar Oneda é formado em comunicação na Universidade Anhembi Morumbi, com Formação Internacional em Coach pela Lambent do Brasil e em Master Practitioner em Programação Neuro-Língüística pela Actius, formação em Coaching Estrutural pela IDPH.

E-mail: edmar@academiadopalestrante.com.br

Site: www.academiadopalestrante.com.br



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