Palestrante Especialista em Liderança e Gestão
Comunicar-se corretamente é estratégico na geração de negócios individuais, corporativos e de mercado. Por Edmar Oneda
Por Edmar Oneda
Comunicar-se corretamente é estratégico na geração de negócios individuais, corporativos e de mercado. Cientes desta necessidade, profissionais de todas as áreas vêm enfrentando este desafio diante de pequenas, médias ou até grandes platéias. A palestra ou apresentação é essencial em diversas situações, tais como: mostrar um novo produto ao mercado, apresentar um novo projeto dentro ou fora da empresa, liderar equipes, representar a empresa em seminários, não dá para imaginar nos dias de hoje um evento coorporativo sem uma palestra ou apresentação é esta arte que dá tom maior ao evento.
O maior desafio deste profissional que está diante de uma platéia é conseguir transmitir a mensagem de forma clara e correta.
Não é fácil conseguir atenção total da platéia, e qualquer deslize cometido pelo palestrante ou apresentador pode não só comprometer a mensagem, como até arruinar um projeto ou uma idéia.
São poucos os profissionais que conseguem efetivamente interagir com a platéia, conseguindo uma reação de acordo com os objetivos estabelecidos para a apresentação.
O fato de não termos uma preparação acadêmica para esta tarefa, torna a missão ainda mais desafiadora. Pensar e escrever o que temos que falar é uma das maiores dificuldades encontradas por aqueles que buscam uma boa comunicação. Quando falamos, em situações do dia-a-dia, não pensamos tanto na articulação das idéias. Quando temos que elaborar uma apresentação ou palestra o exercício é diferente. Primeiro é necessário pensar no objetivo da mensagem, depois escrever, organizando a ordem dos fatos e por último, transmitir as idéias através da fala e com gestos congruentes com o conteúdo da mensagem.
Planejar
Para realizar uma palestra ou apresentação envolvente e eficaz, não basta ser desinibido e falar bem em público: é preciso planejar cuidadosamente o que será falado e como será falado, para deixar uma mensagem clara e duradoura na mente dos ouvintes.
Abaixo seguem algumas dicas importantes que irão ajudar no planejamento de uma boa apresentação fazendo com que você conquiste clientes e platéias.
Apresentar de maneira Interessante
Ambiente físico
Verifique o local. Chegue ao local do evento mais cedo e vá se familiarizando com o ambiente. Teste o microfone, iluminação, equipamento de áudio/vídeo e qualquer outro equipamento/objeto que possa influir em sua apresentação. Converse com a audiência à medida que vão chegando. Essa é uma grande oportunidade de criar empatia e atrair seu público.
Utilize textos para distribuição. Se sua apresentação envolve dados analíticos e estatísticos, coloque-os em um material impresso e distribua para a audiência, de maneira que eles possam consultar durante a apresentação. Se você ficar lendo uma quantidade indefinida de números, sua audiência ficará entediada. São as histórias que tornam uma palestra memorável e intensa.
Iniciando a sua apresentação ou palestra
Utilize o humor com cautela. Não inicie com uma piada, a não ser que você seja brilhante nesta arte. Se você falhar, irá perder toda a credibilidade. E se a parte engraçada for só no início, quando você ficar sério, a platéia vai ficar decepcionada.
Comece com vigor. Os 30 segundos iniciais causam o maior impacto. Não perca esses preciosos segundos com “Senhoras e Senhores” ou a previsão do tempo. Comece com uma afirmação surpreendente, uma citação ou história.
Contato visual
Não leia seu discurso. Olhe a sua audiência nos olhos. Escreva palavras-chaves ou afirmações para que você possa recorrer em momentos estratégicos, mas fale de maneira espontânea, mantendo contato visual. Pratique com um gravador ou em frente a amigos e familiares. Após cada ponto, pergunte para você mesmo: “A quem isso interessa?” Se a resposta for ninguém, omita.
Encerramento
Termine com vigor. Escreva uma declaração final forte e memorável ou dê um exemplo vívido. Decore-a, de maneira que não importa o que aconteça, você poderá sempre se lembrar dela. Quando for a hora, utilize sua fala final direto para a audiência, e espere os aplausos.
Uma dica super importante é: não tenha medo de se reciclar invista num bom curso de comunicação e expressão, há vários cursos bons no mercado que te possibilitaram maior segurança na hora de fazer ou apresentar uma palestra, geralmente nos cursos se cria uma ambiente favorável para você exercitar. Lembre-se que é a seu projeto ou o seu emprego que estão em jogo. Os grandes apresentadores não nasceram prontos eles foram se moldando com o tempo.
Edmar Oneda é formado em comunicação na Universidade Anhembi Morumbi, com Formação Internacional em Coach pela Lambent do Brasil e em Master Practitioner em Programação Neuro-Língüística pela Actius, formação em Coaching Estrutural pela IDPH.
E-mail: edmar@academiadopalestrante.com.br
Site: www.academiadopalestrante.com.br