Palestrante Especialista em Liderança

contato@soniajordao.com.br

Melhorando a comunicação entre pessoas...

Artigo publicado no Jornal Gazeta da Lapa, em edição de novembro de 2008, e no Jornal Gazeta de Contagem, em edições de 16 de setembro de 2008 e 17 de março de 2009. Por Sonia Jordão

Por Sonia Jordão

Muitas vezes precisamos comunicar nossos objetivos, tarefas e planos a outras pessoas. E isso deve ser feito com habilidade, para conseguirmos bons resultados.

Imagine-se como uma estação de rádio. Em algum lugar a transmissão está acontecendo, porém só vai captar aquela mensagem quem estiver com o rádio ligado e na mesma sintonia. Assim são as pessoas, nem sempre o que você fala é ouvido e compreendido.

Pense em desenvolver uma estratégia de comunicação que transmita as informações mais importantes de uma maneira facilmente assimilável pelas pessoas. Há pessoas que se comunicam melhor através da fala e outros através da escrita. Muitas vezes, mesmo que você seja um bom ouvinte e fale bem, precisará escrever as instruções para que o outro consiga assimilá-las bem e entendê-las.

Muitas vezes precisamos saber falar em público, veja algumas orientações para ter sucesso nestes momentos:

  • Prepare-se bem e certifique-se de ter todos os recursos necessários à mão. Sempre que possível use imagens, porque uma imagem pode valer mais do que mil palavras.
  • Seja claro. Tenha certeza de dizer algo que não seja: vago, ambíguo ou obscuro.
  • Seja simples. Busque fazer com que as questões complicadas tenham as suas formas mais simples, porém, sem banalizá-las. Procure evitar também o uso de linguagem técnica de difícil assimilação.
  • Ponha entusiasmo em sua mensagem, coloque vida nela. Se a mensagem for bem humorada, excitante, desafiadora e alegre, a equipe sentirá mais vontade de realizá-la.
  • Lembre-se que a boa comunicação não se faz somente com a palavra. Ela se faz também pelo olhar, pelo gesto e pela postura.
  • Observe se o volume da sua voz chega onde precisa, se todos ouvem o que você diz. Verifique, também, se você está posicionado no melhor local do ambiente.
  • Preocupe-se com o seu visual. Vista - se elegantemente e com conforto, porém da maneira mais discreta possível. É importante chamar a atenção para o que vai falar e não para si mesmo.
  • Seja natural, saber falar em público não significa ser um grande orador. Procure ser você mesmo.

Uma coisa importante ao falar é a capacidade de se expressar: quando a comunicação é bem feita o grupo se sente motivado a participar. Para que todos compreendam a mensagem, a pessoa que estiver comunicando deve levar em conta para quem se fala. A voz deve ser clara e com um volume adequado ao ambiente e ao tamanho do grupo, caso queira ressaltar algo, é conveniente aumentar seu volume. Sempre que possível procure variar a entonação; se você fala em um mesmo tom de voz, sua fala pode ficar monótona. Ser expressivo ajuda muito a captar a atenção dos ouvintes. Utilize recursos que possam atrair a atenção do grupo: como mover as mãos e braços, caminhar pela sala. Claro, que sem exageros. É fundamental olhar, com a maior tranqüilidade possível, para todos os ouvintes, focando cada pessoa que estiver presente, não olhe para uma só pessoa, evitando assim que alguém se sinta menosprezado e outros intimidados.

Embora a expressão verbal possa parecer a mais comum, continuamente nos comunicamos através de gestos, expressões faciais, movimentos das mãos, postura e expressão corporal, para que se atinja o fim pretendido.

Sonia Jordão é especialista em liderança, palestrante e escritora, com centenas de artigos publicados.  Autora dos livros: “A Arte de Liderar” – Vivenciando mudanças num mundo globalizado, “E agora, Venceslau? – Como deixar de ser um líder explosivo”, “E agora, Lívia? – Desafios da liderança” e de “E agora, Alex? Liderança, talentos, resultados”. Co-autora dos livros “Ser + com T & D” e “Ser + com palestrantes campeões”.

E-mail: contato@soniajordao.com.br

Site: www.tecerlideranca.com.br

Para ver este artigo em sua publicação nos Jornais Gazeta da Lapa e Gazeta de Contagem entre nos links abaixo:

http://www.soniajordao.com.br/detalhe.php?id=498

http://www.soniajordao.com.br/detalhe.php?id=517

http://www.soniajordao.com.br/detalhe.php?id=713

Este artigo foi disponibilizado no site abaixo:

http://argoladas.blogspot.com

http://artigos.netsaber.com.br

http://br.geocities.com - Artigos 2008

http://konvenios.com.br

http://recantodasletras.uol.com.br

http://www.administradores.com.br

http://www.artigos.com

http://www.artigos.etc.br

http://www.cnd.com.br

http://www.comentarioeconomico.com.br

http://www.i-diota.com/ - setembro 2008

http://www.jornallivre.com.br

http://www.lusonews.net/

http://www.oestadoacre.com

http://www.outrolado.com.br

http://www.webartigos.com


 

 

 

 


Compartilhe: