Palestrante Especialista em Liderança e Gestão

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O sucesso depende de quem enxerga mais longe

A equipe deve ser motivada e cheia de energia para atingir as metas propostas e chegar ao topo da excelência... Por Carolina Engler

Por Carolina Engler

O objetivo das empresas é atender as expectativas dos acionistas. Para isso é necessário que o binômio qualidade e serviço seja o foco principal de atuação. As empresas anualmente investem milhões de dólares em programas de qualidade para os seus colaboradores, porém relegam a um segundo plano o aprimoramento de seus serviços, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento comportamental de seus colaboradores.

Com o aquecimento do mercado e uma demanda reprimida, este fator foi pouco notado, porém agora que estamos atingindo uma certa estabilidade na curva que era ascendente, somente aqueles que tiverem uma excelência nas ações é que estarão fadados ao sucesso.

Produtos e serviços precisam ter uma proximidade com o lado humano da cadeia. Já é consenso no cenário empresarial o fato de que o ser humano é visto como a vantagem competitiva sustentável, representando uma commodity rara de se encontrar. Essa certeza é um dos fatores responsáveis pelo resgate da essência humana que acontece hoje nas organizações.

Em algumas empresas encontramos a oferta dos melhores produtos, mas a equipe é desmotivada gerando resultados aquém do esperado. Em outras os colaboradores são relegados a um segundo nível de importância em detrimento do desenvolvimento de melhores produtos, esquecendo-se que a excelência começa com as pessoas.

Em seu livro, “Vencendo com as Pessoas”, J. Maxwell mostra o tão almejado “principio da excelência”, que é o de tratar as pessoas melhor do que se é tratado por elas. Alguns gestores parecem que têm dificuldade em encarar situações para as quais não foram preparados, como lidar com a sensibilidade, os anseios e desejos das pessoas, tratando-as asperamente acreditando que estão disciplinando-as.

Após conseguir vencer a zona de conforto, o ser humano tende a fazer tudo da melhor maneira, mas se ressente quando não é tratado com respeito e consideração resultando estados desmotivacionais. A equipe deve ser motivada e cheia de energia para atingir as metas propostas e chegar ao topo da excelência.

Como está a sua equipe? Kouzes e Posner em seu livro “Desafio da Liderança” definem “a arte de mobilizar os outros para que estes queiram lutar por aspirações compartilhadas”, e aqui faço uma distinção entre mobilizar os outros para fazer algo e influenciá-los para que realmente queiram fazer.

Influenciar os outros a querer fazer algo é uma das habilidades inerentes ao Líder, portanto só haverá a mobilização de pessoas e o caminhar segundo o plano estratégico traçado se forem devidamente lideradas e não chefiadas através de rígidos controles, sem estímulos ou integração. Como o Líder é aquele que enxerga mais longe, nada mais natural que iniciar o aprimoramento dos serviços prestados com um levantamento das lideranças que consigam influenciar as equipes a trilharem os caminhos previamente traçados.

Carolina Engler é coach, consultora, palestrante e facilitadora de treinamentos com especialização em Gestão de Pessoas por Competências.

E-mail: carolina@engler.com.br



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