Palestrante Especialista em Liderança

contato@soniajordao.com.br

Aproveite a ausência de seu patrão

Quando o profissional tem um caminho a ser percorrido e um objetivo a ser alcançado mesmo com a ausência do patrão ele tem a consciência de suas responsabilidades e procura sempre fazer mais do que lhe foi confiado... Por Denerval de Souza Frois

Por Denerval de Souza Frois

Estamos vivendo o momento da modernidade, e esta juntamente com a globalização trouxe para as organizações uma grande mudança para o que chamamos de capital humano. Com esta nova cultura surgiu à transformação dos chamados chefes em Líderes. E um líder que realmente conhece a sua função sabe que é muito mais produtivo conseguir resultados através de sua autoridade do que usar o poder. Com o poder o resultado acontece somente na presença do chefe e com a autoridade o resultado surge espontaneamente com ou sem a presença do líder.

Como tudo na vida tem os dois lados, existem pessoas que preferem usar desta liberdade para ficar matando o tempo quando não estão sendo fiscalizados, em vez de usar da capacidade que tem, para trabalhar em prol de seu crescimento pessoal e profissional, e ainda acreditam na inocência e na incapacidade de seus líderes de perceber a sua falta de comprometimento, principalmente quando os mesmos estão ausentes. Estas atitudes são as principais responsáveis para que à maioria dos profissionais estacionem suas carreiras onde começaram.

Quando o profissional tem esta característica da falta de comprometimento, ele adora ficar sem fazer nada e ainda tenta puxar para o seu lado toda a equipe a qual faz parte, falando mal do seu superior e da organização onde brinca de trabalhar e nas reuniões ou qualquer outra oportunidade procura demonstrar excesso de tarefas sobre ele.

Mas, quando o profissional tem um caminho a ser percorrido e um objetivo a ser alcançado mesmo com a ausência do patrão ele tem a consciência de suas responsabilidades e procura sempre fazer mais do que lhe foi confiado, portanto para este profissional a chance de chegar ao topo de sua carreira nos dias atuais se tornou muito mais fácil devido a esta liberdade de comunicação e expressão entre líderes e subordinados.

Surpreenda a organização onde você trabalha, seja comprometido com resultados positivos e esteja sempre aberto para as mudanças, não seja resistente, resistência significa falta de conhecimento e incapacidade de adequação ao novo, e no mundo que estamos vivendo o que aprendemos hoje pode tornar obsoleto para o amanhã.

Assuma novos compromissos, e seja sempre pontual, mesmo que seu patrão diga ser flexível com relação a horários, pois o dia que você atrasar ou sair alguns minutos mais cedo e algo não sair perfeito com certeza você será penalizado por isso, então é melhor ser prevenido e não correr este risco, já que o mesmo pode ser evitado. Nunca encerre o seu dia sem dar os retornos que seu patrão espera, mesmo que você não tenha conseguido o resultado desejado, demonstre que você estar empenhado e tem interesse em resolver todos os problemas da empresa.

Para conseguir o sucesso esperado é preciso ter algo a mais do que foi dito anteriormente, é preciso ter uma boa relação de convivência com os seus superiores e principalmente com seus subordinados e colegas de trabalho, porque sozinho torna-se quase impossível alcançar seus objetivos, divida sua experiência e divulgue suas idéias para que todos possam trabalhar em prol de seus ideais.

Não finja estar trabalhando, porque seu patrão pode ficar a vida inteira fingindo que vai lhe conceder uma promoção e se você estiver esperando isto por muito tempo, então é melhor rever sua forma de trabalhar e analisar também se você não está usando da ausência dele para matar o tempo com assuntos alheios a organização. Lembre-se que somente você é responsável pelo seu sucesso pessoal e profissional.

Denerval de Souza Frois é mestrando em Administração de Empresas pelo Instituto Novos Horizontes. Contador, especialista em Auditoria Externa pela UFMG e MBA em Controladoria e Finanças pela FGV. 

E-mail: denerval.frois@bol.com.br  



Compartilhe: