Palestrante Especialista em Liderança

contato@soniajordao.com.br

É possível alcançar o sucesso?

Para se formar um campeão dentre tantas características importantes uma se destaca: a superação! Por Silvia Osso

Por Silvia Osso 

Quando se pensa em conquistas é preciso lembrar de histórias de superação de limites. Lembro do exemplo de fracassos transformados em sucessos. Um deles e o mais clássico de todos é a calça jeans. Levi Strauss estava com um grande volume de lona para barracas e carroças encalhada, que não conseguira vender para os mineradores de ouro do Oeste dos Estados Unidos. Contudo, observou que a real necessidade desses mineradores era ter uma calça resistente às condições adversas do trabalho nas minas. Bem, o resultado é conhecido por todos: mais de 150 anos de sucesso da calça jeans. Cafu, único jogador do mundo a disputar três finais consecutivas de Copa do Mundo, tornando-se bi-campeão mundial e um dos jogadores mais vencedores no mundo do futebol, foi rejeitado em doze "peneiras" antes de entrar para as categorias de base do São Paulo Futebol Clube, que já o tinha dispensado em quatro oportunidades anteriores. Muitos são os exemplos de superação e podemos aprender bastante com eles.

Superação diz o dicionário é a “ação de vencer, alcançar, ultrapassar. É também ser ou tornar-se mais eficiente ou superior (em talento, criatividade, capacidade de impressionar etc.) em relação a (outro ou a si mesmo)”.

Na história da humanidade há diversos casos que se destacaram como Beethoven, que mesmo surdo, continuava compondo e grande parte de suas obras foi realizada no período de maior gravidade de sua doença.

Daiane dos Santos uma gaúcha desconhecida destacou-se no Pan-Americano de Winnippeg em 1999 ao vencer ginastas do mundo todo, como também venceu o preconceito da cor. Perguntada sobre o grande segredo para chegar ao topo neste esporte, ela é taxativa: "esforço e dedicação!". E deixa seu recado para os novos ginastas: “... sejam persistentes e se dediquem ao máximo, porque só conseguimos as coisas com muito esforço!".

Para se formar um campeão dentre tantas características importantes uma se destaca: a superação! Ela vem da vontade de realizar algo maior, de extrapolar limites, de alcançar o topo. É isso que torna as pessoas normais, em especiais, em vencedoras!

Como é possível? A fórmula é simples e ao mesmo tempo trabalhosa: trabalho em equipe + dedicação pessoal + emoção + garra + paixão = conquista!

O trabalho em equipe é cada vez mais um diferencial competitivo. Se sozinho é possível alcançar elevados índices de produtividade, em equipe os resultados se multiplicam. Uma equipe é constituída de pessoas que tem objetivos em comum. Trabalham para o mesmo propósito e por isso não competem entre si, mas cooperam. Geralmente a diversidade é importante para o resultado positivo. Visões diferentes podem auxiliar na tomada de decisões que sozinho talvez demorasse mais para encontrar. A sensação de pertencer a uma equipe é por si só motivadora. Ayrton Senna e Michael Schumacher não seriam grandes vencedores sem o apoio de uma equipe. Pense nisso quando surgir àquela oportunidade na empresa de fazer parte de um time para solucionar um problema que aparentemente não tem a ver com você.

A dedicação pessoal é a parte que cabe a cada um para fazer a diferença. Vejam o de Oscar (do basquete) que treinava a exaustão para fazer cestas. Com isso muitos de seus pontos foram decisivos para o brilhantismo de sua carreira. Na empresa também é assim. O profissional que dedica um tempo extra para aprender algo novo ou simplesmente busca a qualidade no que faz, faz a diferença.

Por fim vem a emoção-garra-paixão. Para transformar estes sentimentos em ações práticas é preciso entusiasmo. É ter prazer em tudo que faz. Quando colocamos nossas emoções positivas em atividade, certamente, nos sentimos contagiados pelo sucesso e também influenciamos os que estão por perto.

É gratificante trabalhar com pessoas que vibram e tem prazer com o que realizam. E todos nós podemos sentir assim. Basta entregar-se de paixão àquilo que gosta de fazer. Caso esteja em uma atividade que não se sinta tão feliz, procure outra. Caso não seja possível busque formas de tornar a atividade mais prazerosa. Para isso converse com seus pares, chefia, colegas e outras pessoas que possam contribuir para uma visão diferente da sua. Sempre há uma solução.

Tenha certeza que, para obter o sucesso é necessário superação. Acredite em seu potencial e faça acontecer! Que tal começar hoje?

Silvia Osso tem formação universitária e pós-universitária na FMU, Fundação Getúlio Vargas (SP) e Sorbonne (Paris). Pedagoga, psicóloga educacional (com especialização em tecnologia da comunicação) e empresarial. É Palestrante e Consultora de Empresas. É autora do livro "Atender bem dá lucro" e do dvd "Etiqueta Empresarial".

E-mail: siosso@uol.com.br 

Site: http://www.gestaodecarreira.com.br/falarh  



Compartilhe: