Palestrante Especialista em Liderança

contato@soniajordao.com.br

Pontos básicos para uma liderança eficiente

Artigo publicado no Jornal Diário do Comércio, em 10 de novembro de 2006; e na Revista do Empresário em agosto de 2007. Por Sônia Jordão

Por Sônia Jordão

Cada dia mais as organizações procuram profissionais éticos. Portanto, agir corretamente hoje não é só uma questão de consciência, mas um dos quesitos fundamentais para quem quer ter uma carreira longa, respeitada e sólida. Tem credibilidade aquele que age eticamente.

Imagine, por exemplo, um líder que rouba idéias de seus colaboradores. Veja os seguintes questionamentos: 

  • Qual exemplo ele dá com tal atitude? Líderes precisam ser exemplares. 
  • Líderes devem ser amigos de seus colaboradores, mas que amigo é esse? 
  • Como conseguir que um colaborador fique motivado para chegar aos resultados esperados se o líder faltar com o respeito?

Poderia citar várias outras questões, mas, para mim, alguém com essa atitude não merece ser chamado de líder. Mais dia menos dia essas atitudes acabam sendo descobertas. Como diz o ditado popular: mentira tem pernas curtas.

Em escolhas aparentemente simples, muitas carreiras brilhantes podem ser jogadas fora. Hoje, mais do que nunca, a atitude dos profissionais, em relação às questões éticas, pode ser a diferença entre o seu sucesso e o seu fracasso. Basta um deslize, uma escorregadela, e pronto: a imagem do profissional ganha, no mercado, a mancha vermelha da desconfiança.

A importância da ética nas organizações cresceu com a redução das hierarquias e a conseqüente autonomia dada às pessoas. Agora, mais difícil do que fazer o certo é descobrir o que é certo fazer.

Mas afinal, o que é ser um profissional ético? Ser ético nada mais é do que agir direito, proceder bem, sem prejudicar os outros. É ser altruísta, estar tranqüilo com a consciência pessoal e, também, agir de acordo com os valores morais de uma determinada sociedade.

Qualquer decisão ética tem por trás um conjunto de valores fundamentais. Entre eles: 

  • Ser honesto em qualquer situação. 
  • Ter coragem para assumir decisões. 
  • Ser tolerante e flexível. 
  • Ser íntegro. 
  • Ser humilde.

Integridade é uma característica fundamental em um líder, pois é através dela que as pessoas passam a acreditar nele. Bons líderes falam a verdade, não se escondem atrás de máscaras ou de meias-verdades. Além disso, confiança é essencial em todos os relacionamentos humanos: como seguir alguém em quem não confiamos?

Organizações não são apenas entidades jurídicas. Elas são formadas por pessoas e só existem por causa delas. Por trás de qualquer decisão, de qualquer erro ou imprudência, estão seres de carne e osso. E são eles que vão viver as glórias ou o fracasso da organização.

As pessoas realmente prestam mais atenção ao que seus líderes fazem, do que ao que eles dizem. Portanto, tome cuidado com suas ações. Não importa o que estiver fazendo, faça como se muitas pessoas estivessem observando. É impossível pensar que alguém consiga ser um líder sem dar exemplos.

As pessoas sempre vão observar o líder, irão ver quem ele é e o que faz, assim como o que diz. Uma das palavras-chave em liderança é credibilidade. Você sempre tem que fazer o que prometeu.

Finalmente devemos pensar de acordo com o que disse Ptah Hotep: “Se tiveres que ditar a conduta aos outros, fazei com que a tua própria conduta seja irrepreensível”.

 

Se você quiser se desenvolver ainda mais como líder leia o e-book escrito por Sônia Jordão: “Melhores Resultados com a sua equipe em 4 passos – Liderando neste mundo VUCA?”.  Para fazer o download gratuitamente é só acessar o link http://aartedeliderar.com/pc.

 

Sônia Jordão é especialista em liderança, palestrante e escritora, com centenas de artigos publicados.  Autora dos livros: “A Arte de Liderar” – Vivenciando mudanças num mundo globalizado, “E agora, Venceslau? – Como deixar de ser um líder explosivo”, “E agora, Lívia? – Desafios da liderança” e de “E agora, Alex? Liderança, talentos, resultados”. Co-autora dos livros “Ser + com T & D” e “Ser + com palestrantes campeões”.

E-mail: contato@soniajordao.com.br

Site: www.tecerlideranca.com.br

Para ver este artigo em suas publicações no Jornal Diário do Comércio e na Revista do Empresário entre nos links abaixo:

http://www.administradores.com.br

http://www.artigonal.com

http://www.artigos.netsaber.com.br

http://www.catho.com.br

http://www.elcirlustosa.blogspot.com.br

http://www.gostodeler.com.br

http://www.infinityhistory.blogspot.com.br

http://www.jovensumadej.blogspot.com.br

http://www.konvenios.com.br

http://www.lidereetriunfe.blogspot.com.br

http://www.ogerente.com.br

http://www.portalcmc.com.br

http://www.rhportal.com.br

http://www.sitedoempreendedor.com.br

http://www.webartigos.com



Compartilhe: