Palestrante Especialista em Liderança

contato@soniajordao.com.br

O "Self Made Man" é Resiliente?

Existem pessoas que afirmam que "um dia" vão fazer isso e aquilo, mas que na verdade, agem como se fossem viver 500 anos. Por Scher Soares

Por Scher Soares

Certamente!

Se avaliarmos o conceito de “self made man”, no qual é sustentada boa parte da história empresarial norte americana, veremos que o “self made man” (pessoa que se faz por si mesma, que alcançou uma situação social superior graças ao próprio esforço), certamente figura entre os muitos homens e mulheres de sucesso que triunfaram a despeito das dificuldades, obstáculos e desafios que se interpuseram em seus caminhos, demonstrando enorme resiliência. A palavra “resiliência””, assim como as palavras “estresse e sinergia”, são oriundas da física e significa resistência ao choque ou a propriedade pela qual a energia potencial armazenada em um corpo deformado é devolvida quando cessa a tensão incidente sobre o mesmo, como no caso de um elástico e da vara do salto em altura.

No ambiente empresarial, na área de humanas, a resiliência passou a designar a competência que um indivíduo demonstra ao lidar com pressão e a capacidade de resistir flexivelmente à adversidade, utilizando ambas como forças propulsoras para mudança de status no seu processo de desenvolvimento pessoal, profissional e social.

Ao analisarmos a trajetória da maioria dos “self made man”, perceberemos que em grande parte, a história e vida destes personagens que hoje desfrutam de posições de sucesso, estão marcadas por inúmeros casos de desafios, obstáculos e inclusive derrotas. Não por acaso, observamos que a competência da resiliência é elemento comum na maioria dos grandes casos de sucesso, uma vez que suas biografias ilustram como através da resiliência, grandes adversidades foram convertidas em fabulosas oportunidades.

Que tal se você observasse como andam suas reações diante das adversidades. Então, Você é resiliente?

Desejo que sim!

Sucesso Sempre!

Scher Soares é palestrante e consultor de treinamento da Triunfo Consultoria, Palestras e Treinamentos, uma empresa de soluções e resultados em treinamento.

In Memorian

Site: www.scher.com.br 



Compartilhe: