Palestrante Especialista em Liderança

contato@soniajordao.com.br

Crescimento baseado em relacionamentos

A busca por um aprofundamento em nossos conceitos de relacionamentos muda a estrutura que alimenta sentimentos de descontentamentos profundos no ambiente de trabalho. Por Marco Antonio Fernandes

Por Marco Antonio Fernandes

Um fator bastante explorado atualmente por empresas competitivas e que mais crescem no mundo inteiro é o fator relacionamento.

Este é um conceito no qual todos precisamos crescer muito. Ainda é desconhecida a vitalidade total desse princípio no campo profissional, mas, até onde sabemos, os efeitos iniciais são profundos e enriquecedores, levando harmonia e sentimentos nobres para dentro da ambiência profissional.

Isso acontece por um simples motivo. A busca por um aprofundamento em nossos conceitos de relacionamentos muda a estrutura que alimenta sentimentos de descontentamentos profundos no ambiente de trabalho. Mudando-se a estrutura, podemos mudar sentimentos, e, assim procedendo, mudamos nossos enfoques, o que resulta em uma empresa voltada não só para um crescimento externo, mas também interno.

A base dos seres humanos são seus sentimentos. Sentimentos sempre se constróem a partir de relacionamentos. Pesquisas recentes dão conta que grandes executivos de algumas das maiores empresas do mundo preferem um ambiente que lhes proporcionem crescimento pessoal, a um ambiente hostil, mesmo que com boa remuneração.

O desejo de crescimento pessoal é algo que faz parte da estrutura do homem. Somos seres de relações, que encontramos sentido em nossas existências a partir da percepção de que impactamos a vida de alguém. Dessa forma, o valor de nossa significação é algo mais profundo do que imaginamos. É algo que pode nos estabilizar ou nos desumanizar como gente.

Perceber e propiciar um clima e uma estrutura que valorizem os relacionamentos é priorizar o fator “crescimento pessoal”, item mais cotado e admirado por empresários e executivos de sucesso no mundo inteiro.

Relacionar-se é uma arte. É uma aventura. É preciso crescer. Se aprendermos a sair de nós mesmos e a valorizar o outro, não somente nos enriquecemos, como também proporcionamos crescimento aos outros. As pessoas naturalmente sentem-se atraídas por pessoas que as façam amadurecer e crescer como gente. Esse princípio amplia nossas amizades, nos eleva a um patamar de maturidade e gozo, além de proporcionar um ambiente onde o trabalho é feito na base do prazer, onde a vida profissional deixa de ser vista como peso, e passa a ser vista como uma continuidade familiar prazerosa.

Quando vemos nosso impacto na vida das pessoas, desabrocham nossos valores; ficamos mais afinados e em sintonia conosco mesmos, percebemos que o amor, não é um conceito piedoso, mas, sim humano, e que desencadeia um profundo crescimento, não só em nível institucional, como em nível pessoal.

Já é hora de trabalharmos na linha de empresas focadas em relacionamentos e no amor humano. Este conceito de espiritualidade nos livra do stress, e faz aflorar em nós o nosso melhor, gerando tanto crescimento econômico como pessoal. Relacionar-se é uma aventura – é preciso coragem, mas seu fruto é prazeroso e amplia nossa capacidade de ser e existir, gerando vida e paz.

Marco Antonio é teólogo, psicanalista e empresário.

E-mail: psiteo@superig.com.br  



Compartilhe: