Palestrante Especialista em Liderança

contato@soniajordao.com.br

Você e seus dois currículos

Muita gente não nota, mas nós temos dois currículos. Um, é aquele padrão, onde você relaciona a história de sua vida profissional, suas realizações, formação escolar, etc. O outro é você mesmo. Por Sérgio Compagnoli

Por Sérgio Compagnoli

Muita gente não nota, mas nós temos dois currículos. Um, é aquele padrão, onde você relaciona a história de sua vida profissional, suas realizações, seus conhecimentos, formação escolar, etc. Esse é, por assim dizer, seu currículo formal.

Geralmente é com ele que você se apresenta às empresas. Impresso ou em meio eletrônico, ele é o seu cartão de visitas. Deve ser bem elaborado, conciso e objetivo. Poderá abrir portas em suas buscas, ou mesmo fechá-las.

O outro currículo é você mesmo. Esse é o currículo que será analisado e confirmará o outro, que é composto por palavras e afirmações. A questão é como elaborar esse outro, que podemos chamar de “currículo você”.

Isso é tarefa de uma vida inteira; mas pode-se dizer que sempre é possível realizar mudanças profundas, determinadas por suas pretensões ou por imposições do mercado. Por exemplo: você pode iniciar uma nova formação aos 40 anos e com isso criar uma nova possibilidade de realização. A tarefa está longe de ser fácil. Exige esforço, dedicação, sacrifício, etc. Todas porém, se incorporarão ao seu currículo formal e podem trazer frutos.

O “currículo você” é mais sutil; ele contém elementos que não são listados no currículo formal. Sutilezas, que são determinantes, tanto profissionalmente, quanto na vida de forma geral. Seus interesses, sua formação cultural, sua percepção do mundo e das pessoas; enfim, você, como ser integral, terá influência direta em suas conquistas e em seu progresso, pessoal e profissional.

Então, vou me permitir oferecer algumas dicas sobre o que você pode (ou deve) fazer para enriquecer a construção do “currículo você”. Em primeiro lugar: leia muito. Leia temas profissionais, eles são importantes para mantê-lo atualizado sobre sua atividade, e mesmo sobre outras. Mas, sobretudo, leia romances, poesia, filosofia, história contemporânea e antiga etc. porque isso aprimora sua alma; você melhora como ser humano; compreenderá melhor o mundo e as pessoas; afinal, é com elas que trabalhamos, não é?

Além disso, desenvolva atividades que permitam relaxar: caminhadas, ginástica, meditação; tudo isso melhora seu equilíbrio, dá serenidade e lhe deixa mais centrado. Cultive relacionamentos, em especial com a família; dedique um horário diário para brincar com seu filho, mesmo que ainda não tenha – um dia deverá ter -; lembre que ele quer você, não a segurança material que pode proporcionar. Atenção especial à pessoa com quem você decidiu viver sua vida; cultive o amor. Estudos indicam que pessoas felizes na vida conjugal obtêm melhores resultados profissionais. Se não vive essa situação ainda, prepare-se para ela.

Se puder, dedique-se a uma atividade de expressão artística; isso dá vazão à sua sensibilidade e também oferece equilíbrio. Aprenda a tocar um instrumento, pinte, desenhe, escreva; enfim, qualquer coisa; mas faça algo que estimule sua criatividade e sua sensibilidade. Você se agradecerá por isso.

Note que há muita gente que não vê vida fora do trabalho; a razão disso é que construíram uma vida sem alternativas de expressão, terminam por jogar-se no trabalho para encontrar sentido em estar vivo. Isso não é saudável e afeta o desempenho profissional, também.

Sintetizando, torne sua vida interessante. As pessoas com as quais trabalha ou irá trabalhar, valorizam isso; não só elas, o mundo valoriza isso. Quando o “currículo você” é atrativo, as pessoas querem ter você por perto, percebem que você tem muito mais a oferecer, além dos seus conhecimentos profissionais. Pode não parecer, mas esse é um critério de seleção de pessoas que tem peso determinante na definição de uma contratação.

Então é isso, invista em você e desfrute a vida.

Sérgio Compagnoli - Consultor de Gestão. Pós graduado em Especializado em Administração de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas-SP. 25 anos de experiência em Recursos Humanos e Gestão de Sistemas da Qualidade. Especializado em Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas e Implementação de Sistemas da Qualidade – ISO 9000.

E-mail: sercom1956@yahoo.com.br 



Compartilhe: