Palestrante Especialista em Liderança

contato@soniajordao.com.br

- Liderando neste mundo VUCA

Hoje vivemos num mundo VUCA com grandes impactos nas organizações. Nos próximos anos, esperam-se transformações ainda mais profundas, mudanças que muito provavelmente impactarão o mercado de trabalho.

Por Sônia Jordão

Hoje vivemos num mundo VUCA (Volatile, Uncertain, Complex, Ambiguous) com grandes impactos nas organizações. Nos próximos anos, esperam-se transformações ainda mais profundas, mudanças socioeconômicas, geopolíticas e demográficas que muito provavelmente impactarão bastante o mercado de trabalho.

Acreditamos que poderão surgir novas profissões e desaparecer outras e isso poderá levar à necessidade de desenvolvimento de novas competências. Mudanças principalmente em função do que chamamos de Quarta Revolução Industrial, formada pela era da robótica avançada, inteligência artificial, automação no transporte e aprendizagem automática.

Robôs, novas tecnologias, inteligência artificial e algoritmos processarão bilhões de informações cada vez mais rápido e melhor. E ainda farão isto de maneira muito mais precisa do que nós, seres humanos.

Para lidar com todo esse avanço precisaremos usar nossa incrível capacidade de nos conectarmos uns com os outros e com o mundo. Desenvolvermos nossa criatividade e ainda lidarmos com as emoções.

Provavelmente a maioria das crianças de hoje trabalharão em profissões que ainda nem existem. Por tudo isto temos urgência de entender o mundo ao nosso redor, estando sempre preparados para solucionar problemas complexos e desenvolver competências relacionadas ao pensamento crítico e a tomada de decisão.

É preciso nos adaptar às rápidas mudanças. No entanto, sem alinhar razão e coração, será cada vez mais difícil ter sucesso nesse mundo em constante e rápidas transformações, e ainda totalmente disruptivas. Cada vez mais, além de ser multidisciplinares, os líderes são forçados a serem estratégicos e desenvolverem a resiliência.

          O acrônimo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo) faz parte do vocabulário corporativo a não muito tempo. Entretanto, ele apareceu na década de 90 na Escola de Guerra do Exército Americano. O termo surgiu para traduzir o cenário instável e muitas vezes complexos dos campos de guerra, um verdadeiro caos.

            Atualmente o conceito VUCA pode ser aplicado em todo tipo de organização, onde se vive momentos de transformações intensas e totalmente disruptivas. Esse mundo VUCA, uma “MUVUCA” como brincam alguns, traz enormes desafios para os líderes, principalmente por romper com padrões e forçá-los a ser mais estratégicos e multidisciplinares do que nunca. Atualmente ocorrem enormes impactos na sociedade e nas organizações em função da interdependência, interconexão e da globalização.

As mudanças sempre existiram, todavia o que as faz diferentes neste novo paradigma é o fato de serem voláteis (volatility). Tudo muda o tempo todo. Tudo parece escorrer por nossas mãos em função da velocidade e da frequência intensa com que tudo acontece. Todos os dias temos novos desafios e oportunidades.

Por causa do ambiente volátil, a incerteza cerca as organizações. O mundo está cada vez mais incerto (uncertain), difícil de fazer previsões. Como saber para onde vamos e traçar estratégias para chegar lá? Quais os próximos passos a seguir? É o momento de se perceber que é preciso se preparar para saber como lidar com essas incertezas, pois não há como prever o futuro. E, já que nada mais é previsível, é bom ter a percepção de que não mais existem certezas que sejam irrevogáveis.

O mundo VUCA torna o cotidiano ainda mais complexo (complexity). Como reconhecer a interdependência e identificar a inter-relação entre tudo, sabendo-se que ao se mudar uma situação pode-se influenciar outros resultados. É importante buscarmos a simplificação por meio do desenvolvimento das competências e da gestão dos riscos.

Ambiguidade tem a ver com insegurança, dúvidas, indecisão, por isto falamos que vivemos num mundo ambíguo (ambiguity). É impossível ignorar a realidade e as novas formas de ser ver tudo atualmente. Estamos numa transformação intensa, inclusive de significados, no universo pessoal e profissional. Difícil prever quaisquer soluções que sejam precisas, por isso é vital saber escolher e, depois, aguentar as consequências. Aprender com as atitudes e também com os erros e acertos, seus e de outras pessoas.

Eu te desejo saúde, amor, paz, prosperidade e muito sucesso!

Sônia Jordão

E-mail: contato@soniajordao.com.br



Compartilhe: