Palestrante Especialista em Liderança

contato@soniajordao.com.br

Dicas para não entrar no vermelho

Se você teme acabar com o seu orçamento comprometido pelas dívidas, veja algumas dicas para não entrar no vermelho. Por Sônia Jordão

Por Sônia Jordão

Com a redução dos impostos para alguns produtos, os letreiros de promoção nas vitrines de lojas e as facilidades da compra a prazo, fica cada vez mais fácil ceder ao impulso e comprar desenfreadamente. Contudo, é preciso cuidado para que essas tentações não sejam também a ruína da sua tranquilidade financeira. Compras impulsivas diminuem o orçamento, se são a prazo geram dívidas futuras e se não são pagas você acaba afogado nas profundezas do mar dos juros.

Profecia apocalíptica? Não. Muita calma. Há pessoas que mesmo comprando e comprando possuem a capacidade de administrar bem suas contas e vivem tranquilamente. Agora, se você não é dessas pessoas e teme acabar com o seu orçamento comprometido pelas dívidas, veja abaixo algumas dicas para não entrar no vermelho.

  • Evite fazer compras apenas por modismo, só porque todo mundo está comprando alguma coisa não significa que você deva fazer o mesmo. Seja racional. Compre aquilo que realmente precisa e economize dinheiro para as compras futuras ou para aquelas em que o custo é menor.
  • Não seja impulsivo. Você pode até ter encontrado aquele computador super moderno e eficiente que desejava. Mesmo assim, o ideal é pesquisar os preços em vários locais e quem sabe esperar mais um pouco por uma promoção.
  • Se você foi a uma loja para comprar algo e chegando lá descobre que eles já não possuem mais o produto, não compre outra mercadoria só por insistência do vendedor. É melhor ter o dinheiro guardado e procurar em outras lojas, do que gastá-lo e depois não ter como pagar por aquilo que realmente você queria ou ter de fazer uma dívida para isso.
  • Crie o hábito de pesquisar, procurar promoções e pagar à vista com desconto. Procure se informar com o vendedor se existe essa possibilidade, já que muitos lugares oferecem descontos para o cliente que paga à vista. De pouco em pouco você consegue fazer uma boa economia.
  • Comece a planejar como você vai usar ou como investir o seu dinheiro. Um bom planejamento financeiro evita gastos excessivos e desnecessários, ajudando, ainda, a economizar. Saber como e com o que você vai gastar ajuda a fazer com que você permaneça no rumo certo e conquiste e/ou adquira as coisas que tanto sonha.

As dicas acima são simples, mas para conseguir segui-las é preciso força de vontade, determinação e disciplina. Se, para você, cumpri-las será um grande esforço, lembre-se de que os benefícios são muito compensadores.

Sônia Jordão é especialista em liderança e palestrante  desde 2000. Engenheira Mecânica, com quatro pós-graduações. Escritora com centenas de artigos publicados e autora do livro “A Arte de Liderar – Vivenciando mudanças num mundo globalizado” e de outros cinco livros. Co-autora de mais quatro livros.

E-mail: contato@soniajordao.com.br

Site: www.tecerlideranca.com.br



Compartilhe: