Palestrante Especialista em Liderança

contato@soniajordao.com.br

Tá na hora da gente falar a língua dos homens

Pare de trabalhar como se fosse o Clark Kent e viver como se fosse o Super Homem. Basta colocar a gravata no pescoço para travar as suas emoções. Basta tirar a gravata do pescoço para destravar as suas emoções e voar. Por Ricardo Jordão Magalhães

Por Ricardo Jordão Magalhães

"Não deixe que a educação formal atrapalhe o seu aprendizado." Autor Desconhecido

Uma das expressões mais famosas do mundo dos negócios é a expressão em inglês B2B.

Se você perguntar aos especialistas, eles vão te dizer que B2B significa Business to Business, ou em português claro, Empresa para Empresa, empresas que fazem negócios com outras empresas.

Mas a grande verdade é que B2B significa Boring to Boring, ou em português claro, Chato para Chato, gente maçante fazendo negócio de maneira maçante com gente maçante.

Anota no seu dicionário, B2B = Boring to Boring!

Mas não precisa ser assim.

Pare de trabalhar como se fosse o Clark Kent e viver como se fosse o Super Homem. Basta colocar a gravata no pescoço para travar as suas emoções. Basta tirar a gravata do pescoço para destravar as suas emoções e voar.

Quem disse que você tem que ser o Clark Kent no trabalho e o Super-Homem em casa?

Quem disse que as relações entre empresas e pessoas têm que ser técnica e não emocional?

Muito antes de ser Diretor de Compras, o Sr. X é Ser Humano. Muito antes de ser Diretor de Vendas, o Sra. Y é Ser Humano.

Quem disse que a missão de uma empresa tem que ser resumida em uma frase chata, maçante e complicada só porque é a missão de uma empresa?

Quem disse que a emoção tem que ficar de fora da missão da empresa? Quem disse que o mundo dos negócios precisa de um idioma próprio? Foi os Consultores? Fora com eles!

Fora com a língua das máquinas! Tá na hora da gente falar a língua dos Homens!

Você não paga alguns milhares de reais para criar uma frase do tipo, "Nós viemos para prover soluções adaptadas a realidade e necessidades especificas de cada cliente, buscando o retorno de capital investido, suporte ao crescimento e a excelência operacional", e depois pregá-la na parede do escritório, no portfólio da empresa, na página da web e ponto final.

Quem nesse mundo entende uma frase dessa?

Talvez aqueles que fizeram MBA. Talvez o consultor que criou esse jargão para toda empresa Boring-to-Boring usar. Talvez o grupo de diretores e gerentes da empresa que ajudou o consultor a criar. Talvez aqueles funcionários que tiveram medo de dizer que a frase não ficou boa.

Talvez aquele lado das pessoas que não move nada enquanto você não injetar dinheiro na sua veia.

Entretanto, a missão de uma empresa não existe para que os consultores tenham coisas para fazer, ou alguém possa agradar os professores do seu MBA.

A missão de uma empresa existe para ajudá-la a mover o Coração e a Alma das pessoas em uma única direção.

A missão de uma empresa tem que arrancar lágrimas das pessoas. O idioma falado na empresa tem que fazer o sangue das pessoas ferver de emoção.

Quem disse que tem que ser Boring-to-Boring?

Trate os seus filhos como clientes e os seus clientes como filhos!

"Nós não viemos para prover soluções adaptadas a realidades específicas de cada cliente, Nós viemos para levar os nossos clientes para um lugar que nem eles imaginam", "Nós não viemos para buscar retorno de capital investido, Nós viemos para valorizar cada centavo que nós conquistamos com o suor dos nossos rostos de Sol a Sol", "Nós não viemos para obter excelência operacional, Nós viemos para celebrar a perfeição do Ser Humano."

Enquanto você continuar com uma conversa Boring-to-Boring na empresa, você vai ter problemas para motivar as pessoas. O Ser Humano nasceu para fazer a diferença. Para voar. Para ajudar. E não para se disfarçar de Clark Kent.

Porque no final do dia, prepare-se para quebrar mais um paradigma na sua cabeça, Clark Kents não existem. Não existe gente técnica.

Nem mesmo aquele programador que fica sentado 24 horas por dia 7 dias por semana atrás de uma tela de computador tem uma alma técnica. Ele tá lá sentado no escuro debruçado sobre um teclado desgastado porque ele tem TESÃO em ver as milhares de linhas de programação que ele escreveu desempenhar uma nova função que vai mudar para sempre a história de um sistema de informática.

Nem mesmo aquele engenheiro que traça projetos complicados e faz cálculos matemáticos complexos tem uma alma técnica. Ele tá lá por TESÃO em ver o edifício subir, a ponte atravessar o rio, o mundo ser suportado por suas criações.

Não existem Clark Kents! Nunca existiu. O Ser Humano nasceu para ser Super Homem e falar a língua dos Homens.

Chega de linguagem de máquina!

Tá na hora da gente falar a língua dos Homens! Nada menos que isso interessa.

QUEBRA TUDO!!! Foi para isso que eu vim! E Você?

Ricardo Jordão Magalhães - Administrador e especialista em marketing pela Kellogg University nos EUA

E-mail: ricardom@bizrevolution.com.br

Site: www.bizrevolution.com.br 



Compartilhe: