Palestrante Especialista em Liderança

contato@soniajordao.com.br

Empreendedorismo e carreira

A maioria das empresas fornecem oportunidades para o profissional desenvolver suas atividades, encorajando assim pessoas a crescerem, entretanto a responsabilidade é do funcionário. Por Luísa Medeiros

Por Luísa Medeiros

"Um grama de ação vale o mesmo que uma tonelada de teorias" (Friedrich Engels)

A sociedade contemporânea é competitiva colocando grande ênfase na realização individual, por isso crie o hábito de gerar constante feedback a si mesmo, pois o autoconhecimento pode motivar naturalmente o seu autodesenvolvimento pessoal e profissional. A maioria das empresas fornecem oportunidades para o profissional desenvolver suas atividades, encorajando assim pessoas a crescerem, entretanto a responsabilidade é do funcionário. É exclusivamente sua leitor, a decisão de cuidar de sua empregabilidade. Encoraje a modificação em si mesmo. Sua autocrítica é suficiente para admitir suas próprias limitações? Você está ciente de suas qualidades, talentos, habilidades e também do que ainda precisa desenvolver ou aperfeiçoar? Você valoriza os seus esforços e suas ações? E a empresa que você está? Valoriza? Sua autocrítica não precisa ser rígida, porém ela é imprescindível, pois assim você saberá de suas limitações, por isso terá maior facilidade para impactar em novos métodos de trabalho e, com isso trazer “riqueza” de conhecimento e experiência.

Hoje - mais do que em outras épocas - é necessário o profissional estar disponível ao aprendizado constante, porquê assim criará condições favoráveis em sua carreira para o estabelecimento de vínculo positivo e sinérgico dentro das empresas. Cada vez mais há espaços menores para profissionais que se restrigem apenas aos processos, às rotinas e aos métodos vigentes e sim há abertura para que os profissionais focalizem os objetivos e metas alcançando resultados efetivos para si e para a empresa. É vital que se procure meios e alternativas que possam transpor as dificuldades apresentadas, pois o mercado é dinâmico e solicita novas posturas, rápida capacidade de decisão e autonomia. Você empresta a sua personalidade novas posturas? Você é um sonhador ou trabalha baseado em metas e objetivos que geram resultados? Qual o seu projeto de vida? O que você deseja para si mesmo?

Lembre-se empreender em sua carreira é ir além do tradicional, é analisar, escolher, refletir, tomar iniciativas, perseverar e agir. Planeje o seu desenvolvimento profissional com cuidado, porém tenha uma atitude dinâmica e empreendedora, pois quando estamos motivados conseguimos transformar idéias em ações. Não há necessidade de ser rígido em suas decisões, permita-se utilizar a flexibilidade para adequar-se ao longo do processo de transformação. Seu planejamento também deve ser coerente, pois todas as etapas de sua mudança devem ser alinhadas com a realidade profissional e com seus desejos, ética, valores e crenças pessoais. Procure combater com ética e firmeza aquilo que dificulta seus planos ou decisões.

Você já parou para pensar em qual é o seu grau de sensibilidade à mudança? por isso não fique amarrado no passado, faça diferença e motive-se para mudar. Agregando valor você não será um observador nesse cenário globalizado. Molde o seu próprio futuro. Comprometer-se com o seu crescimento eleva suas capacidades e habilidades.

Você é capaz de empreender as mudanças necessárias para tentar apresentar melhores resultados? Aprenda a executar seus planos profissionais com eficiência.

Você consegue acelerar seu ritmo habitual de trabalho sem prejudicar sua qualidade?

A globalização não te convida para a passividade profissional, por isso é muito importante você procurar se desenvolver e ajustar-se às exigências do mundo exterior. Saiba que é imprescindível orientar os seus esforços e concentrar o seu desejo e sua vontade para um foco de ação. Ser proativo é caminhar junto com sua carreira.

Lembre-se leitor, ninguém pode impulsionar sua carreira por você. Cabe a você se comprometer com seus objetivos e metas e criar estratégias para conseguir resultados positivos. Conquiste caminhos e defina novos rumos para a sua carreira, pois você é o seu principal agente de mudanças.

Luísa Medeiros – Grafóloga, assessora de RH e Orientadora de Carreira.

E-mail: luisamedeiros@uol.com.br

Site: www.luisamedeiros.com.br  



Compartilhe: