Palestrante Especialista em Liderança

contato@soniajordao.com.br

A concorrência que atrapalha

Hoje as brigas internas atrapalham e muito os lucros das empresas... Isto é arma mortal, pode levar qualquer empresa a falência. Por Carlos Eduardo Melo dos Reis

Por Carlos Eduardo Melo dos Reis

Quando a competição interna entre setores atrapalha a empresa a crescer.

A cena é corriqueira. Duelos entre área operacional e comercial, brigas entre setores, egos inflados e assim por diante. Nada parece ter fim, por mais que se pregue o espírito de equipe o que acontece é sempre o inverso. Quem nunca assistiu a fatos parecidos.

Hoje as brigas internas atrapalham e muito os lucros das empresas, e os lideres que não tomam atitudes coerentes com os fatos, está de fato ameaçando os lucros da empresa. Isto é arma mortal, pode levar qualquer empresa a falência.

Sempre devemos valorizar os profissionais de todas as áreas, sejam elas de maior ou menor relevância. Acontece que o problema surge exatamente pela falta de uma política clara, profissionais da área comercial sempre são melhor remunerado o que causa uma certa “inveja” nas áreas administrativa e operacional. Por outro lado profissionais da área comercial sempre são vistos como “Eles ficam o dia inteiro passeando ou no telefone”, o que os deixa irritados. Ai simples palavras tornam a competição bastante acirrada.

Recentemente, vi uma grande empresa da área hospitalar perder uma venda de R$ 15.000,00, porque havia interesses internos entre áreas diferentes, como não houve um acordo entre área comercial (que queria efetuar a venda) e a área operacional (que não aceitava cadastrar o cliente para aquele setor da área comercial) a venda não foi concretizada. E mesmo ambas as diretorias tomando conhecimento do assunto, ninguém conseguiu resolver o problema. Perderam não só uma venda, mas o cliente para sempre.

Todos os lideres devem estar plenamente sintonizados, falando a mesma língua, e na hora que algum setor ter que ceder, que faça. Assim a sua empresa não sairá prejudicada.

Temos que pensar globalmente, divididos por setores, mas com um objetivo em comum. Trazer lucros para a empresa. Deixe de lado o ego, e faça a parte que tem que ser feita.

Infelizmente o que presenciamos hoje é diferente, ninguém ajuda ninguém, cada um faz a sua parte e com interesses setoriais e não com uma visão da empresa. Profissionais éticos sabem o que devem fazer, agem como devem agir e, logo depois, corre para resolver o problema. Se cada briga interna gerar um prejuízo mensal para a empresa, no final de um ano esta empresa estará fadada ao fracasso.

Incentive a competição na sua empresa, mas nunca a briga. Deixe bem claro objetivos finais e não objetivos individuais. Área comercial e operacional devem se entender, para não gerar prejuízos.

A empresa dinâmica deve ser rápida, para não deixar que pequenos problemas afetem a sua rentabilidade e a de todos os acionistas. E você profissional, independente da sua área de atuação, lembre-se sempre “Seja ético e foque o crescimento da empresa”, deixe seu ego de lado.

Carlos Eduardo Melo dos Reis

E-mail: melodosreis@hotmail.com   



Compartilhe: