Palestrante Especialista em Liderança

contato@soniajordao.com.br

Empreendedor x Empregado motivado?

O planejamento prevê nosso futuro, nos prepara para ele, nos dá auto confiança, detalha quais as estratégias teremos que adotar para atingi-lo, fixando recursos, determinando prazos e estabelecendo controles e avaliação. Por Carlos Rosa

Por Carlos Rosa

A elaboração de planos de carreira é pouco difundido no Brasil, apesar de inúmeras publicações sobre o assunto. Porque devemos procurar escrever nosso plano? Temos diversas respostas, entre elas, porque tudo que fazemos de importante está escrito, como nossa certidão de nascimento, casamento, diplomas de conclusão de qualquer curso, documentos de nossa identificação, contratos, compra de mercadoria, etc... Tem até o dito popular que diz que vale o que está escrito. E como nossos sonhos são vitais devem estar registrados formalmente. Outra importante razão é que o planejamento prevê nosso futuro, nos prepara para ele, nos dá auto confiança, detalha quais as estratégias teremos que adotar para atingi-lo, fixando recursos, determinando prazos e estabelecendo controles e avaliação. Enfim, os mais determinados já se vêem realizando seus objetivos. Estas imagens interagem com nosso cérebro e fazem com que o Universo conspire a nosso favor, facilitando a concretização de nossos ideais. Ele nos prepara para agarrarmos as oportunidades que aparecem, não nos deixando a mercê do destino e sim interferindo para que possamos agir e atingi-lo.

O plano de carreira tem 4 quadrantes sendo que os 2 quadrantes superiores são identificados como as nossas forças e debilidades pessoais. Aqui devemos avaliar honestamente se cada item a ser avaliado é uma força ou uma debilidade e escrevê-lo no quadrante adequado. Como está o conhecimento de nossa formação, da língua inglesa, da informática, das atualidades? E nossas habilidades? De que gostamos? Lidar com informações, pessoas ou tecnologia? Neste item, trabalho em equipe, criatividade, planejamento, liderança, comunicação, focado em resultados podem ser nossas forças ou debilidades. Finalmente nossas atitudes devem ter registros em áreas como iniciativa, trabalho sob pressão, persistência. Todas estas avaliações estão de baixo de um guarda-chuva chamado valores, onde os pré requisitos básicos são: ética , lealdade , responsabilidade , confiança , cidadania e honestidade.

Passemos agora para os 2 quadrantes de baixo : Oportunidades e Ameaças. Estes quadrantes são o lado externo, o mercado de trabalho, que vive em continua mudança, porém ele sempre quer contratar talentos. É aqui onde começamos a avaliar o que nos espera em termos profissionais.As empresas precisam ser oxigenadas com sangue novo e este novo funcionário deverá ser um esforçado e motivado, tem que pensar como se fosse o dono da empresa.(ser o primeiro a chegar e o ultimo a sair) e seguir com promoções até se tornar um executivo. É necessário avaliar a empresa de forma competitiva para certificar-se de estar investindo na empresa certa Outra forma de agir é prestar serviço a elas, criar uma vantagem competitiva e trabalhar para ela para que onde esta possa reduzir custos e você desenvolver sua empresa. O interessante deste quadrante é que uma oportunidade pode vir a ser uma ameaça ou vice-versa. Aqui os itens que contam são: publico alvo (consumidores), produtos ou serviços, avanços tecnológicos, competitividade, globalização.

As suas competências fortes identificadas no quadrante superior facilitarão a sua escolha, onde uma certeza, independente de se tornar empreendedor ou empregado, o seu sucesso só será atingido com um plano de carreira, revisado constantemente e como muito, muito trabalho, pois não existe sucesso sem dor.

Carlos Rosa - Formado em Engenharia química pela UFRJ e e pós-graduado em finanças pela UGF. Vinte e quatro de experiência como executivo, em multinacional. Diretor do Curso Trilha do Sucesso .

E-mail: trilhadosucesso@trilhadosucesso.com

Site: www.trilhadosucesso.com 



Compartilhe: