Palestrante Especialista em Liderança e Gestão
Será que toda reunião é mesmo necessária? Ela tem objetivos claros e definidos? Ela tem um foco fazendo os colaboradores sentirem-se motivados a participar? Ela é uma prioridade neste momento? Por Luísa Medeiros
Por Luísa Medeiros
“O passado já se foi, o futuro ainda não chegou e o presente, como um relâmpago, no mesmo instante, existe e se extingue.” (Lord Colton)
*Tempo é vida!
Reuniões bem-sucedidas contribuem para o sucesso da empresa!
Quem disse que reuniões não são importantes? Claro que são, e elas devem existir, seja para definir metas e objetivos empresariais, criar sinergia em equipe, procurar “socializar” a responsabilidade das decisões, dar autonomia a alguns profissionais, incentivar um brainstorm (tempestade de idéias), alimentar informações sobre o “negócio” e até mesmo para criar assertividade nas estratégias da empresa.
Mas, provavelmente você que está lendo este artigo é um profissional muito ocupado e que tem muitas prioridades laborais ao mesmo tempo, não é mesmo? Quantas vezes você já se perguntou? “Enquanto estou aqui perdendo o meu tempo – em caso de reuniões inúteis ou fora de foco dentro do seu conhecimento - poderia estar executando tarefas de ordem muito mais importante e motivadoras onde estaria desenvolvendo as minhas habilidades, interesses, competências e talentos”. Vamos refletir!
Será que toda reunião é mesmo necessária? Ela tem objetivos claros e definidos? Ela tem um foco fazendo os colaboradores sentirem-se motivados a participar? Ela é uma prioridade neste momento? Vão marcar reunião somente para impor o seu “poder” ou é – mais uma vez - a força do hábito? Lembre-se, enquanto os colaboradores estão numa reunião, eles não estão trabalhando .... Nenhuma empresa deseja desperdiçar dinheiro, tempo e, principalmente, a sua produtividade em reuniões infrutíferas, por isso é de vital importância que ela seja ÚTIL e alcance o resultado esperado. Pois quando isso ocorre demonstra geralmente um alto grau de comprometimento dos demais e favorece o planejamento estratégico de sua empresa.
É importante, também, que a reunião seja eficaz porquê ela é capaz de ampliar e fortalecer conhecimentos, atitudes e comportamentos mais assertivos, além de provocar mudanças e talvez até pode ocorrer uma quebra de paradigmas em seus colaboradores.
Se você vai participar de alguma reunião ou sempre participa você pode inclusive impulsionar sua carreira, já pensou nisto? Entretanto, preste atenção a algumas dicas importantes:
Agora, se você foi escolhido para liderar uma reunião preste atenção a algumas dicas básicas:
Leitor procure fazer da reunião algo positivo, fazendo contribuições importantes, trocando idéias e revelando suas atitudes e competências e também conhecendo a experiência dos demais. Se você ajudou a decidir algo na reunião comprometa-se com ação, isso mesmo, com ação, faça as coisas acontecerem e demonstre um verdadeiro comprometimento.
Portanto, pense, você deve causar impacto, mas o faça de forma positiva. A reunião é uma oportunidade de você imprimir a sua “marca” dentro da empresa.
Pense nisto!
Luísa Medeiros – Grafóloga, assessora de RH e Orientadora de Carreira.
E-mail: luisamedeiros@uol.com.br
Site: www.luisamedeiros.com.br