Palestrante Especialista em Liderança e Gestão
Um advogado fez circular a seguinte informação para os empregados de seu escritório...
Um advogado fez circular a seguinte informação para os empregados de seu escritório:
1) Não assine a parte de trás de seus cartões de crédito. Em vez disso, escreva “Solicitar RG”.
2) Ponha seu número de telefone de trabalho em seus cheques em vez de seu telefone de casa. Se você tiver uma Caixa Postal de Correio use esta em vez de seu endereço residencial. Se você não tiver uma Caixa Postal, use seu endereço de trabalho. Ponha seu telefone celular ao invés do residencial.
3) Tire cópias do conteúdo de sua carteira. As cópias devem ser de ambos os lados de todos os documentos, cartão de crédito, etc. Você saberá o que você tinha em sua carteira e todos os números de conta e números de telefone para chamar e cancelar. Mantenha a fotocópia em um lugar seguro. Também leve uma fotocópia de seu passaporte quando for viajar para o estrangeiro.
4) Somos informados que devemos cancelar nossos cartões de crédito, imediatamente, após um assalto. Mas a chave é ter os números de telefone importantes e os números de cartões à mão, assim você sabe quem chamar. Mantenha estes onde você os possa achar com facilidade.
5)Abra um Boletim Policial de Ocorrência (B.O.) imediatamente na jurisdição onde seus cartões de crédito, etc., foram roubados. Isto prova aos credores que você tomou ações imediatas, e este é um primeiro passo para uma investigação (se houver uma).
Mas aqui está o que é talvez mais importante que tudo!
Chame imediatamente o SPC (31-3071-1900) e SERASA (31-3249-1666) e outros órgãos de crédito (se houver) para pedir que seja colocado um alerta de fraude em seu nome e número de CPF.