Palestrante Especialista em Liderança

contato@soniajordao.com.br

A sabotagem das metas - não olhe para trás...

Saber o que precisa ser feito e desejar atingir as metas mais intensas sempre estão presentes no âmago, no entanto frequentemente as idéias limitantes e sentimentos negativos impedem de avançar a passos firmes. Por Gregório Ventura

Por Gregório Ventura

"Escolha uma estrada, e não olhe, não olhe prá trás.” (Capital inicial)

Na mitologia grega os heróis sabiam que não podiam olhar para trás ou eram punidos pelos deuses. Orfeu ao receber permissão para resgatar sua amada Eurídice do mundo das sombras recebeu uma ordem clara “não olhe para trás enquanto não transpuser os limites do Hades”, no entanto ao ver a luz do sol ele olhou para trás para ter certeza que sua amada o acompanhava e neste mesmo instante a sombra tomou sua amada e ela voltou imediatamente ao mundo das sombras. Na história de Sodoma, no antigo testamento, Deus ao destruir a cidade, salvou Ló e sua família e recomendou que ninguém olhasse para trás para ver o que estava acontecendo, no entanto a mulher de Ló olhou para trás e se transformou numa estátua de sal. Deus tirou a mulher de Ló de Sodoma, mas a mulher de Ló não tirou suas idéias limitantes de dentro de si.

Quanto você está olhando para trás quando deveria avançar rumo as suas metas?

Saber o que precisa ser feito e desejar atingir as metas mais intensas sempre estão presentes no âmago, no entanto frequentemente as idéias limitantes e sentimentos negativos impedem de avançar a passos firmes. É uma barreira que surge que se transforma em um enorme empecilho, um “não” que dispara internamente a frase limitante “isto não vai dar certo” e logo um sentimento negativo faz moradia no coração, sendo que imediatamente um passo é dado para trás. Em um dia se acorda confiante e fazendo “juras de amor” ao seu objetivo e ao final do dia já se vai dormir sentindo fraco para continuar, acomodado em demasia ou mesmo não se sentindo merecedor dos ganhos. Nesta disputa interior das perdas e ganhos o melhor é ouvir a voz amiga do sábio interior e não olhar para trás. O sábio da voz que sussurra uma frase que suscita um sentimento de confiança, uma idéia corajosa, uma emoção positiva e uma força vivaz capaz de vencer até a mais sólida crença limitante que nossa voz inimiga pronuncia subitamente. É uma força motriz fortalecedora que impulsiona velozmente na certeza quase transcendental que este desafio será vencido, sem olhar para trás...

Olhar para trás quando se pode deixar um bom legado, olhar para trás como se o passado de culpas impedissem a construção de um presente melhor, olhar para trás para se sabotar e recuar nos avanços do comportamento...olhar para trás? Jamais! Por uma simples razão: Deus oferece todas as manhãs o milagre de uma nova vida e a imensa oportunidade de através do desenvolvimento do potencial de si e do outro se aproximar da perfeição e da excelência. Definitivamente você, eu e todos nós, em nenhum momento nascemos para olhar para trás...viva o caminho que se faz caminhando.

Gregório Ventura é Administrador de Empresas, Consultor Organizacional e Palestrante. Autor da série de dvd’s "Atitudes que Vendem" e autor do livro "Seja um Fera em Vendas". Lançou o ebook "Aprenda a Vender". Co-autor do livro "Ser Mais com T&D" e "Ser Mais com Coaching".

Site: www.gregorioventura.com.br

e-mail: contato@gregorioventura.com.br



Compartilhe: